Despoluir realiza palestra de combate ao Aedes aegypti no Sest Senat


Repetindo o sucesso da palestra “Controle do Aedes aegypti em Belo Horizonte” na sede do Setcemg, a bióloga da Gerência de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Ana Carolina Lemos, conversou com cerca de 100 jovens do programa Jovem Aprendiz, nesta segunda-feira (18) no Sest Senat – Serra Verde.

A escolha por esse público não foi aleatória. Segundo a coordenadora do Despoluir em Minas Gerais, Marta Gusmão de Morais, os adolescentes são importantes aliados na luta contra o mosquito. "Pensamos numa abordagem com adolescentes que participam do Projeto Menor Aprendiz, já que são filhos de condutores de transporte de cargas de produtos perigosos, transportes de passageiros e emergência, e percebemos neles um potencial em divulgar os cuidados em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti, tornando-se agentes multiplicadores", explicou.

Durante o evento, a bióloga destacou o número de casos confirmados de dengue em Belo Horizonte, que já passa de 34 mil. E este número deve aumentar, segunda Ana Carolina Lemos, ultrapassando o ano de 2013, quando a doença teve a maior epidemia registrada na cidade.

A febre chikungunya é, por enquanto, a doença menos incidente. São 9 casos confirmados, sendo dois na divisa de Belo Horizonte com o município de Santa Luzia. Já em relação ao temido zika vírus, que pode causar microcefalia e síndrome de Guillain-Barré, já são mais de 600 casos notificados até março deste ano, sendo 220 deles em gestantes - 29 destes já confirmados - e 652 ainda a serem confirmados.

Durante o evento, os participantes receberam importantes dicas para conter a proliferação do Aedes aegypti, adotando cuidados simples e cotidianos, tornando, assim, agentes transformadores. Entre os principais criadouros estão os pratos de planta, caixas d´água, barris e tambores, rede pluvial, rede de esgotos, pneus, garrafas pet, entre outros.

O público presente também recebeu informações sobre o Programa Despoluir e suas ações, com destaque para a importância da preservação do meio ambiente.

O projeto é uma ação do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, em parceria com a Fetcemg e o Sest Senat.

[nggallery id=65] Fotos: Divulgação / Fetcemg

SOBRE O DESPOLUIR:

O Despoluir incentiva os transportadores à adoção de práticas ambientalmente responsáveis e à diminuição dos impactos do setor ao meio ambiente e à saúde do trabalhador em transporte. A iniciativa é desenvolvida pela CNT e pelo Sest Senat, sendo gerida em Minas Gerais pela Fetcemg.

Hoje o selo do Despoluir é respeitado nacionalmente. Para atender a todas as empresas, a Fetcemg disponibiliza unidades móveis nas regiões da Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Grande Belo Horizonte realizando atendimentos em todo o estado de Minas Gerais.

Para participar, entre em contato com a Fetcemg no telefone (31) 3490-0330 ou pelo e-mail despoluir@fetcemg.org.br

Conheça algumas empresas que já fizeram sua aferição e receberam dicas de combate ao Aedes aegypti:

[nggallery id=64] Fotos: Divulgação / Fetcemg   Fonte: Dados sobre a dengue, zika e chikungunya: SINAN/GEEPI/GVSI/SMSA/PBH).