12° Seminário de Emergências Ambientais debate os desafios em inovação e acesso a tecnologias
Aspectos que envolvem a prevenção e resposta às emergências ambientais no Estado de Minas Gerais foram abordados por especialistas na área durante o 12º Seminário de Emergência Ambiental 2021, evento promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos - CE P2R2 Minas, nessa terça e quarta-feira (5 e 6/10). As palestras trataram dos desafios, inovações e acesso a tecnologias no processo de gestão de riscos das emergências ambientais.
O debate considerou ainda a sociedade como parte desse processo, destacando que as pessoas precisam também estar preparadas e incluídas nas ações de prevenção e resposta, não apenas como parte do problema, mas principalmente como parte da solução. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; o presidente da Feam, Renato Brandão e a diretora de Instrumentos de Gestão e Planejamento Ambiental da Feam e presidente da Comissão Estadual P2R2 Minas, Patrícia Fernandes, participaram da abertura do evento, que contou com a contribuição de oito palestrantes nos dois dias de evento.
O assessor juridicoambiental da FETCEMG, Walter Cerqueira, representou o setor transportador no evento. Na abertura do segundo dia de apresentações, ele propôs uma reflexão sobre a importância de termos a capacidade constante de aprender, desaprender e reaprender. “A ONU tem nos convocado a esse desafio e, para mim, é o desafio premente de todo esse cenário que a gente vive nos últimos anos”, afirmou.
“Esse desafio, perante a emergência ambiental, sempre tem que deixar um aprendizado para a gente, para que façamos mais investimento em tecnologia e estejamos mais preparados para enfrentar esse desafio dentro das nossas atividades”.
Ele também destacou a importância das organizações e da sociedade verem o investimento em prevenção como necessário para conquistar a confiança da sociedade civil e de todos os stakeholders dos nossos negócios. “Nessa medida, investimentos em tecnologia em prevenção em gestão de riscos trazem mais confiança e vão trazer mais certeza e tranquilidade para vencermos os desafios atuais. Na nossa visão, a confiança é o principal ativo intangível a ser conquistado pelas organizações e, uma vez conquistada, ela tem que ser trabalhada e todas as formas para que seja mantida”, finalizou.
As apresentações estão disponíveis no canal do Youtube da Semad.
Confira as apresentações do 1º dia aqui.
Confira as apresentações do 2º dia aqui.
Arquivos:
Atendimento às Emergências Ambientais Complexas - Carlos Machado de Freitas
Panorama e gestão dos riscos nas Barragens de Mineração - Claudinei Oliveira Cruz
Gestão de Riscos no Transporte de Cianeto de Sódio - Cristiane do Pilar Albergaria
Prox - Sistema de Gestão de Risco - Multiplicando Segurança - Lucas de Almeida Persilva Vianna
Ações do DNIT para a prevenção e mitigação de impactos ambientais decorrentes de acidentes com produtos perigosos e a segurança do tráfego das
combinações de veículos com dimensões excedentes - Edson Aires dos Anjos
O impacto das tecnologias embarcadas na prevenção de acidentes - Sérgio Sukadolnick
Fonte: FEAM