Fotos

MELHOR AR – PRÊMIO FETCEMG DE QUALIDADE DO AR 2023

Foi realizada, no dia 17 de agosto, a solenidade de entrega da 15ª edição do Melhor Ar – Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar, promovido pela FETCEMG e pelo Programa Despoluir para o Transporte de Cargas em Minas Gerais. A cerimônia, realizada no auditório do SEST SENAT de Betim, foi aberta pelo presidente da Federação, Sérgio Pedrosa, e teve a participação da gestora nacional do Programa Despoluir, Daniela Fraga, representando o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

O evento também contou com as presenças dos presidentes de cinco Sindicatos Filiados à Federação: Antonio Luis da Silva Junior (SETCEMG), Cleiton César da Silva (Settrim), Néliton Bastos (Setsul), Osvaldo Salgado (SETCOM) e José Herculano da Cruz (SETCJF), e de membros dos núcleos da COMJOVEM de Belo Horizonte e Região e do Centro-Oeste.

“São 16 anos de história do Despoluir. Hoje, a gente não vê caminhões e ônibus soltando tanta fumaça preta como antigamente. No entanto, ao mesmo tempo em que os veículos ficam mais modernos, vemos que essa diminuição tem grande contribuição do Despoluir, um programa reconhecido internacionalmente, por países como Colômbia, Alemanha e Egito, na linha de ação de controle de emissão de poluentes”, afirmou Sérgio Pedrosa em sua fala de abertura.

Em seguida, a gestora nacional do Despoluir, Daniela Fraga, falou sobre o aumento da consciência ambiental das empresas e trabalhadores do setor. Ela agradeceu a participação de todas as empresas pelo engajamento e adiantou que em breve o setor terá novidades em novos projetos como o diagnóstico ambiental e a avaliação de diesel. “Estamos sempre em busca de novas tecnologias e novas soluções ambientais para o setor de transporte”, afirmou.

 

Junho Verde

Antes da premiação, a FETCEMG realizou uma homenagem especial à Transportadora Andrade, vencedora do desafio do Junho Verde.

Neste ano, como parte das ações da Federação no mês do meio ambiente, foi proposto que as empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de Minas Gerais compartilhassem seus cases de sucesso na área ambiental e 19 transportadoras aceitaram esse desafio.

A Transportadora Andrade foi a vencedora com o case “Papel Verde”, que teve mais de duas mil interações no Instagram. O diretor da empresa, Antônio Lodi, recebeu uma placa e apresentou o case Papel Verde, suas outras ações ambientais, e a estrutura da Transportadora Andrade, que tem a atenção à sustentabilidade e à preservação ambiental em sua missão. “Foi um desafio legal de ter participado porque engajamos nossa equipe e vimos que todas as empresas se engajaram”, afirmou.

 

65 empresas foram premiadas

No total, 65 empresas foram premiadas em duas categorias, Ouro e Prata. Na categoria ouro, foram premiadas as empresas que aferiram no mínimo 85% da frota duas vezes ao ano. E na categoria prata, foram premiadas as empresas que aferiram no mínimo 70% da frota duas vezes ao ano.

Após a premiação, os participantes se reuniram para fotos oficiais e um coquetel. “Cada vez mais percebemos as empresas interessadas na premiação, em cumprir os critérios e participar. O Prêmio Melhor Ar é um reconhecimento à gestão das empresas. Ficamos muito felizes em ver o prêmio crescer a cada ano e ver as empresas cada vez mais satisfeitas com essa iniciativa”, afirmou a coordenadora do Despoluir para o Transporte de Cargas em Minas Gerais, Amália Xavier.

Fotógrafo
Washington Alves/FETCEMG
Local
SEST SENAT BETIM
Cidade
BETIM - MG