Vander Costa defende fortalecimento do transporte rodoviário de cargas durante encontro com empresários em Minas Gerais
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, participou, no dia 18 de junho, do 2º Encontro de Empresários, promovido pelo SETCEMG (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais), em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu lideranças do setor, empresários e autoridades, como o conselheiro vice-presidente do TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), Agostinho Patrus.
Durante um talk show conduzido pelo jornalista Léo Mendes, Vander Costa e o presidente do SETCEMG, Antonio Junior, debateram temas estratégicos para o transporte rodoviário de cargas, como os impactos da ADI 5322, a reforma tributária, a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na tradução) e ações institucionais, como a campanha Frete Justo.
Ao abrir o debate, Vander Costa destacou o papel da CNT (Confederação Nacional do Transporte) na defesa do setor junto aos poderes públicos e a importância da integração entre os modais para aumentar a competitividade logística do país. Ele lembrou que o transporte rodoviário se consolidou no Brasil graças à resiliência dos transportadores, mais do que por incentivos governamentais.
“O transporte rodoviário se desenvolveu porque o setor desbravou caminhos, acompanhou o crescimento da matriz agrícola e enfrentou os desafios da logística brasileira. Não foi uma escolha do governo, mas, sim, fruto do esforço dos transportadores”, afirmou.
Ele também citou o potencial das hidrovias, especialmente no Centro-Oeste, e defendeu mais equilíbrio nos investimentos públicos entre os diferentes modais.
O presidente do Sistema Transporte alertou para os efeitos da ADI 5322, que questionou trechos da lei nº 13.103 de 2015 - Lei do Motorista, e reforçou a atuação das entidades do setor na defesa da segurança jurídica das empresas. Além disso, criticou o atual sistema tributário, que penaliza o setor produtivo, e defendeu uma reforma que promova justiça fiscal, combata a informalidade e reduza o Custo Brasil.
Descarbonização e inovação
A pauta ESG foi outro destaque do encontro. Vander Costa ressaltou que, apesar de o Brasil ter uma matriz energética majoritariamente renovável, o transporte ainda enfrenta entraves para avançar na transição energética, seja pela falta de infraestrutura, seja pelos altos custos de tecnologias, como veículos elétricos.
“Defendemos mais pesquisa e desenvolvimento para combustíveis alternativos, como o biodiesel, que ainda apresenta problemas operacionais, por exemplo o entupimento dos bicos injetores, aumentando custos de manutenção”, pontuou.
Em seguida, destacou o papel do Programa Despoluir, referência nacional na redução de emissões no transporte, e a urgência da renovação da frota de caminhões como estratégia para reduzir impactos ambientais e melhorar a eficiência.
Qualificação como diferencial competitivo
Outro ponto central da conversa foi a capacitação dos empresários e gestores. o presidente reforçou que o lucro deve ser visto como uma responsabilidade social, essencial para a sustentabilidade dos negócios e para a geração de empregos de qualidade. Também enfatizou o trabalho do ITL (Instituto de Transporte e Logística), que já formou mais de 5.000 profissionais em cursos de pós-graduação voltados à gestão no transporte. “Estamos sempre com vagas abertas, inclusive em Minas Gerais, para quem quer aprimorar a gestão e melhorar a competitividade do setor”, afirmou.
O presidente do SETCEMG, Antonio Junior, reforçou a importância da união entre empresas e entidades. Segundo ele, “capacitar o setor é também uma missão do sindicato para que as transportadoras sejam mais competitivas e sustentáveis, sem absorver sozinhas os custos do mercado”. Ele também destacou a campanha Frete Justo como exemplo de mobilização em defesa do equilíbrio econômico no setor.