O TRANSPORTE EM MINAS: SETSUL


Como uma forma de apresentar a todos os transportadores o trabalho desenvolvido por cada sindicato filiado, a FETCEMG está com uma série de entrevistas exclusivas com as lideranças de cada região.

No último mês, apresentamos o trabalho do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora e Região (SETCJF), um dos sindicatos patronais do Transporte de Carga mais antigos do país, fundado em 1976. O atual presidente, José Herculano da Cruz Filho, falou sobre as principais demandas do setor na região.

Nesta semana, apresentamos um pouco do trabalho do trabalho do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Sul de Minas (SETSUL). Conheça um pouco do trabalho da entidade na visão do presidente, Néliton Antônio Bastos.

 

 

Como é o setor de transporte na região Sul do estado? 

O setor de transporte rodoviário de cargas aqui na região do Sul de Minas Gerais se revela dinâmico e diversificado. Os principais mercados são dos gêneros alimentícios, mineração, e também de cargas fracionadas, ganhando força com o e-commerce.

 

Quais os principais aspectos sobre a infraestrutura da região?

A infraestrutura na região do Sul de Minas encontra-se razoável, podendo, entretanto, melhorar a sinalização das estradas e as condições de manutenção dispensadas a elas.

 

Como você analisa o mercado de transporte atualmente?  

De forma geral, o mercado tende a se estabilizar, mantendo a demanda nos níveis atuais. O cenário político está indefinido e conturbado, então nossas expectativas são de cautela.

 

Quais são os temas prioritários que o Sindicato tem trabalhado?  

Os temas prioritários são aqueles tratados na Lei 11.442/07, em especial, o pagamento de estadia (tempo de espera para carga e descarga), além de orientações trabalhistas preventivas, com o objetivo de minimizar ou até mesmo acabar com as condenações trabalhistas.

 

Na sua opinião, quais as pautas essenciais que os governos federal e estadual têm que tratar? 

As pautas essenciais passam por um real ajuste na carga tributária, tanto no âmbito federal quanto estadual, e o atendimento pelo fim da pesagem por eixo de caminhões, que tanta injustiça tem se revelado.

 

Como você analisa os últimos anos do setor durante a sua gestão no sindicato?

Vejo que as empresas estão mais preparadas e voltadas para uma gestão de maior qualidade e eficiência. Um dos principais desafios ainda é promover maior participação dos empresários e gestores nas entidades representativas. No entanto, dentre as nossas principais conquistas estão a maior visibilidade e capilaridade do sindicato, e também o respeito que conquistamos na defesa das empresas representadas.

 

Conheça o trabalho do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Sul de Minas (SETSUL) - Endereço: Rua Goiás, 416 – sala 401 - Centro, Poços de Caldas/MG. (35) 3721-3288
setsul@pocos-net.com.br.