FETCEMG participa de evento da ACMinas sobre ESG e reforça a importância de práticas estruturadas no setor de transporte
A FETCEMG, representada pelo assessor jurídico-ambiental Walter Cerqueira, esteve presente nesta terça-feira (18/11) no evento "Sustentabilidade e Responsabilidade Social", promovido pela ACMinas, que reuniu especialistas e lideranças para discutir tendências e práticas de ESG com foco em meio ambiente, saúde e responsabilidade social no setor industrial.
O primeiro painel trouxe reflexões essenciais sobre a necessidade de aprofundamento nas discussões de ESG em um cenário cada vez mais desafiador. Rubens Ferreira, da Anglo American, destacou a importância do relacionamento consistente com os stakeholders e das abordagens humanas mesmo em um mundo VUCA. Para ele, a conexão entre as pessoas continua sendo a chave para soluções criativas e efetivas.
O transporte rodoviário de cargas também teve espaço de destaque. Daniela Medioli, do Grupo SADA, reforçou a necessidade de processos ESG bem descritos, auditáveis e sustentados por KPIs claros. Ela também salientou a relevância do GHG Protocol, conjunto de padrões internacionais essenciais para medir e gerenciar emissões de gases de efeito estufa.
No segundo painel, Olga Mendes, da Fundação Marum Patrus, apresentou o trabalho social desenvolvido pelo braço de responsabilidade da Patrus Transportes. A fala destacou a importância do programa Jovem Aprendiz como estratégia para formação e retenção da mão de obra do futuro no setor. Olga reforçou ainda que compartilhar experiências é fundamental para inspirar outras empresas a aderirem a ações sociais transformadoras.
"O evento, enfim, mostra que ESG não é moda e que as ações e programas a ele ligados devem ser visto como valor das organizações e devem integrar o DNA da gestão das diversas organizações", destaca Walter.







