Feira Emprega Transporte reforça crescimento e oportunidades do setor em Minas


No dia 14 de agosto, a unidade do SEST SENAT de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a 3ª edição da Feira Emprega Transporte. O evento se consolidou como uma das principais portas de entrada para quem busca recolocação profissional ou o primeiro emprego no setor de transporte. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas e lideranças empresariais, entre elas, a prefeita de Contagem, Marília Campos, e o presidente da FETCEMG e do Conselho Regional do SEST SENAT (CRMG), Gladstone Lobato.

Este ano, quase 50 empresas participaram da feira, oferecendo mais de 800 vagas e realizando cadastro de currículos para futuras seleções. Foram ofertadas oportunidades para diferentes níveis de escolaridade e funções como borracheiro, motorista, assistente administrativo, jovem aprendiz, caixa e repositor, entre outras.

Desde a primeira edição, a Feira Emprega Transporte vem registrando crescimento expressivo na participação de empresas e público. Em 2025, o número de empresas expositoras chegou a 48, com uma oferta de vagas que ultrapassou 880 oportunidades — um salto em relação aos anos anteriores, reforçando a relevância do evento para o setor.

O presidente do CRMG e da FETCEMG, Gladstone Lobato, destacou a relevância da iniciativa na abertura da feira. “A cada edição, vemos um crescimento significativo na participação do público, dos estudantes e na adesão das empresas. O SEST SENAT prepara o trabalhador para o setor de transporte, conectando quem está em busca de uma oportunidade com quem gera empregos, de forma direta e efetiva, afirmou”.

Ambiente de conhecimento e networking

Além de reunir empregadores e candidatos, a Feira Emprega Transporte promoveu um ambiente de capacitação e networking. Durante o evento, os participantes acompanharam uma programação diversificada, incluindo a palestra “Sociedade 5.0 e os Desafios da Indústria do Transporte”, direcionada a profissionais de RH e TST das empresas parceiras, rodas de conversa, apresentação de cases de sucesso e salas temáticas. Os visitantes também tiveram acesso a serviços de saúde e à experiência do simulador de direção.

Empresas participantes destacaram a importância do contato direto com os candidatos. Priscila, do RH da Transpedrosa, afirmou: “é muito importante para o RH ter o contato direto com os candidatos”. Já Glaucia, também da Transpedrosa, comentou: “é um momento de conexão com a população, a feira consegue divulgar a nossa empresa para as pessoas”.

Na Gontijo, a psicóloga Socorro avaliou positivamente o evento: “é o terceiro ano que participamos, temos percebido que a feira cresce a cada ano e o retorno tem sido muito significativo”.

Balanço e resultados

A edição de 2025 superou as expectativas, tanto no número de visitantes quanto na qualidade das conexões geradas entre empresas e candidatos. Mais do que um espaço de contratação, a Feira Emprega Transporte reafirmou seu papel como elo entre mão de obra qualificada e empresas que movimentam o transporte em Minas Gerais.