Centro-Oeste Mineiro celebra conquista em ação de doação de sangue da COMJOVEM


Em 2025, a campanha COMJOVEM Salva Vidas teve um número recorde de bolsas de sangue doadas. Foram, ao todo, 809 doações, um salto de 295% em relação a 2024. Desse total, o núcleo do Centro-Oeste Mineiro foi responsável pela de coleta de 88%, equivalente a 715 doações. Para celebrar essa conquista, a NTC&Logística promoveu, no dia 8 de outubro, a live Bate-Papo NTC: Campanha COMJOVEM Salva Vidas celebra resultados e engajamento em 2025.

Participaram da transmissão o Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, os coordenadores e vice-coordenadores nacionais da COMJOVEM, André de Simone, Hudson Rabelo, Jéssica Caballero Lopes e Isabela Costa, e a Coordenadora de Captação do Hemominas de Sete Lagoas, Ana Paula Avelar. Além destes, estiveram presentes representantes dos Núcleos Destaques 2025. Foram eles: Eider Castro, Michelle de Oliveira Fernandes e Janaína Moreira, do Centro-Oeste Mineiro, Ana Paula Pellizza, de Chapecó (RS), e Thais Brelinger Lima, do Sul de Santa Catarina.

Minas em destaque

Este ano, o Núcleo do Centro-Oeste Mineiro foi reconhecido pelo número recorde de doações realizadas, com um aumento de 1430% em relação ao alcance do último ano. Na transmissão, os representantes da região falaram quais foram as estratégias utilizadas para atingir esse montante.

Em primeiro lugar, foi traçado um plano de foco na comunicação, gravando conteúdos que abordassem o assunto. “Nós realizamos ações nos hemocentros, dialogando e coletando depoimentos de doadores e receptores dessas bolsas de sangue. Dessa forma, nós procuramos valorizar as pessoas que estão doando seu tempo e seu sangue”, contou Eider Castro. Ele citou, também, a organização de caravanas, para resolução de questões de logística, e a montagem de kit lanches.

Além dessas atitudes e do contato com instituições, igrejas e prefeituras, a equipe também fez o acompanhamento dos doadores. “Nas entrevistas com os doadores, nós recebíamos muitas respostas como ‘eu só doo quando me pedem’. Por isso, nossa estratégia foi continuar pedindo”, relatou Michelle.

O que o núcleo fez, então, foi montar um banco de dados desses sujeitos. Com a coleta de informações, a equipe entrava em contato com os doadores no prazo de 3 a 4 meses, solicitando que eles doassem novamente. Para o grupo, essa ação foi primordial para o sucesso da campanha.

COMJOVEM Salva Vidas

A campanha COMJOVEM Salva Vidas existe desde 2017 e foi formulada pela Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM) da NTC&Logística. O projeto tem como propósito estimular a doação de sangue entre profissionais do TRC, além de influenciar que familiares, amigos e toda a população façam o mesmo.

Ano a ano, a NTC realiza a transmissão pelo YouTube com os vencedores, a fim de impulsionar a conscientização sobre a causa e ampliar o reconhecimento dos núcleos responsáveis pelas ações de mobilização.

Até então, o maior número atingido pela campanha havia sido 464 doações, em 2019. Já em 2025, foram realizadas 809, um recorde extraordinário em comparação com os anos anteriores e que mostra o sucesso das novas estratégias aplicadas.

Faça sua doação

Durante a live, foi destacada a importância das campanhas de doação de sangue para toda a população, uma vez que a necessidade de transfusões de sangue é frequente e pode ocorrer por diversas causas, como para o tratamento de doenças crônicas, recuperação de acidentes e em casos de cirurgia. Vale lembrar que a cada 1 bolsa de sangue, 4 vidas podem ser salvas.

Por isso, a FETCEMG estimula que as ações sejam tomadas para além das campanhas focalizadas. Doar sangue salva vidas. Doe.