ABTLP e FETCEMG realizam simulado de emergência ambiental na BR-381
Na última quinta-feira, 16 de outubro, a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP, entidade nacional que representa transportadores especializados, e a FETCEMG realizaram o Simulado de Emergência envolvendo Produtos Perigosos, realizado no Km 499 da BR-381, em Betim (MG). O exercício, que contou com o apoio da AMBIPAR, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) e a concessionária da rodovia, teve como objetivo testar a integração das equipes e a eficiência dos protocolos de resposta a acidentes com produtos perigosos.
O cenário simulado envolveu o vazamento e incêndio de um caminhão-tanque carregado com 50 mil litros de etanol, após colisão com o guard rail. A partir desse incidente hipotético, as equipes atuaram na contenção do produto, combate ao fogo, proteção ambiental e monitoramento dos impactos no solo, na água e no ar.
Durante a operação, foram empregadas tecnologias de ponta, como o Bombeiro Robô, que demonstrou o uso de equipamentos automatizados em situações de risco elevado, reduzindo a exposição de profissionais a atmosferas inflamáveis. As ações priorizaram a segurança, a mitigação de danos ambientais e a coordenação entre os órgãos envolvidos.
“O simulado serve para reforçar a importância da prevenção, do treinamento contínuo e da integração entre transportadores, autoridades ambientais e órgãos de emergência. Além de promover o aperfeiçoamento técnico, a iniciativa contribui para elevar o nível de preparo do setor em situações reais, garantindo respostas rápidas e seguras”, destaca o assessor jurídico-ambiental da FETCEMG, Pedro Abrahão.