Incentive a Direção Defensiva


A direção defensiva é uma excelente ação para preservar a sua frota e, principalmente, os seus colaboradores. Por isso, incentive-a sempre!

 

Para prevenir multas e evitar acidentes de trânsito, não há nada mais eficaz do que a direção defensiva. Boas práticas ao dirigir um caminhão são fundamentais para garantir um trânsito seguro para todos: condutores, pedestres, passageiros ou qualquer agente que estiver nas rodovias.


Mas você sabe o que é e como adotar a direção defensiva?

A direção defensiva vai muito além de apenas conhecer as normas de trânsito. Ela é o monitoramento constante por parte do condutor, de forma que ele consiga reconhecer antecipadamente situações de perigo e ter uma reação preventiva. Ou seja, ela tem como intenção preparar melhor os condutores, de forma que esses possam ser agentes transformadores do trânsito, garantindo um trânsito seguro para todos.

Sabe-se que grande parte dos desastres nas estradas são causados por falha humana. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, essa é a causa de 90% dos acidentes de trânsito no Brasil. Sendo assim, a direção defensiva torna-se um importante instrumento de segurança no trânsito.

Não vale a pena correr riscos desnecessários e trocar a vida por segundos de pressa. Ao aguardar um pouco mais e respeitar as normas de trânsito, você poderá realizar uma ultrapassagem em melhores condições, evitar uma manobra perigosa e não ser multado, e acima de tudo, evitar um acidente com causas irreparáveis, por exemplo.

Veja algumas dicas para a adoção da direção defensiva:

1. Faça a manutenção periódica no seu veículo. Verificar o nível do óleo, o nível de água, palhetas dos limpadores, faróis, lanternas dianteiras e traseiras, e outros componentes. Também verifique se o veículo tem combustível para chegar até onde você deseja. Ao fazer isso, você diminui o risco de acidentes.

2. Verifique o estado dos pneus. Pneus bem calibrados e em bom estado evitam acidentes. Observe se existem deformações na carcaça, como bolhas ou cortes. Nada de pneu careca! Ah, não se esqueça de verificar o estepe.


3. Use o cinto de segurança de forma correta. O uso do cinto de segurança previne acidentes e é uma forma de direção defensiva muito útil e eficaz. Não se esqueça de verificar as condições do mesmo. Todos sabem da importância de usar o cinto, mas poucos lembram que ele precisa estar em condições de uso.

4. Cheque os freios. Com o tempo, eles se desgastam e demoram para parar o veículo. Dependendo do tipo de freio, você terá que fazer uma manutenção específica. Não ande em ponto morto em declives nem desligue o motor. Quando você perceber a aproximação de um declive, teste bem seus freios e mantenha o câmbio engatado numa marcha reduzida, possibilitando usar o chamado freio motor.

5. Mantenha o foco e a concentração. Muitos acidentes ocorrem porque os motoristas estão falando ou mexendo no celular, ou até mesmo porque estão trocando de estação de rádio ou abrindo uma garrafa de água.

6. Não dirija sob uso de álcool ou outras substâncias psicoativas. O uso de bebidas alcóolicas e de outras drogas diminui os reflexos do motorista. Além disso, é proibido por lei trafegar após usar bebidas alcoólicas. O ato é considerado crime conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível inclusive de prisão.

7. NUNCA dirija com sono, pois nossos reflexos ficam mais lentos quando não estamos descansados. Se não tiver como outra pessoa dirigir para você, deixe o carro em um estacionamento e utilize outro meio de transporte.

8. Tenha um bom comportamento no trânsito. É sempre importante ser educado ao volante, evitando discussões desnecessárias e ajudando os motoristas ao seu redor.

9. Respeite os limites de velocidade das vias. A pressa, muitas vezes, cobra uma conta alta demais.

10. Não ultrapasse em locais proibidos. Existem motivos para a passagem ser proibida nesses locais, como ser um ponto inseguro para ultrapassagem. Pense muito antes de fazer a ultrapassagem, mesmo em locais permitidos. Observe se a outra pista está livre. Caso contrário, não faça a manobra.

 

Conhecimento para a redução de acidentes

O Sest Senat oferece capacitações específicas para ensinar a prática da Direção Defensiva. Os motoristas, além das aulas práticas e teóricas, contam com um simulador de direção capaz de representar diversas situações que podem ser enfrentadas no dia a dia nas estradas, como chuva, animais na pista, entre outros.

Além disso, o Sest Senat conta com a capacitação à distância, com diversos cursos voltados para o transporte.

 

A direção defensiva torna o trânsito um lugar melhor!