GT RH do Setcemg faz visita técnica ao Sest Senat Contagem


 

Conhecer os serviços oferecidos pelo Sest Senat aos transportadores e, principalmente, as possibilidades do mais novo equipamento adquirido pelo sistema, o Simulador de Direção, motivou o Grupo Técnico de Recursos Humanos (GTRH) do Setcemg a fazer uma visita à unidade de Contagem na última segunda-feira (29), como parte das ações do Maio Amarelo.

“Percebemos que as empresas, talvez por desconhecimento, utilizam muito pouco dos benefícios oferecidos pelo sistema. Por outro lado, o Sest Senat tem dificuldade de realizar turmas dos cursos ligados à área de transporte, pois não conseguem quórum suficiente”, explica a analista de RH do Setcemg, Lívia Braga.

Os integrantes do GTRH foram recebidos pela coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Senat, Cleide Maria Vilela Schiavoni, e sua equipe. Os integrantes do GTRH conheceram a grade de treinamentos, experimentaram ferramentas dos cursos on-line, informaram-se sobre os serviços sociais e como utilizá-los e as possibilidades do mais novo equipamento à disposição dos transportadores para capacitar seus motoristas, o Simulador de Direção.

Cleide informou sobre os procedimentos necessários em caso de treinamentos fora da grade com demandas específicas das empresas; capacitação na empresa, a quantidade necessária de treinandos/colaboradores para o fechamento das turmas e os cursos já previstos.  

No caso do treinamento com o simulador, o Senat organiza turmas de, no mínimo, 10 pessoas, com o máximo de 15, em 24 horas de curso. O objetivo é aperfeiçoar o condutor, verificando vícios e corrigindo-os. “O resultado do treinamento é imediato para as empresas, com retorno rápido do investimento e colocando-nos na vanguarda de capacitação de motoristas”, afirmou Cleide.

O motorista da Transpes, Voni Claúdio, confirma a eficiência do equipamento. “A experiência de dirigir o simulador é fantástica, muito próxima do real, e nos possibilita experimentar a ferramenta sem correr riscos. Recomendo aos motoristas”.

A iniciativa do GTRH foi bastante elogiada. Para o analista de RH da Patrus Transportes, Paulo Soares, a aproximação das transportadoras com o Sest Senat permite deixá-las atentas ao que pode ser útil no dia a dia das empresas. “Conhecer pessoalmente quem está conduzindo o processo na unidade é fundamental para a utilização dos serviços pelas empresas”, destacou.

A coordenadora do GT quer manter essa aproximação e colaborar nesse elo empresa e sistema do transporte. “Há muito o que se fazer para que essa aproximação se torne uma parceria de fato. Estamos à disposição das empresas e do Sest Senat para desenvolver trabalhos em conjunto para os colaboradores do transporte rodoviário de cargas”.

Já como resultado desse encontro, novos outros estão sendo programados com representantes de outras empresas às unidades do Sest Senat da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dessa primeira visita do GT participaram as empresas associadas ao Setcemg Transpes, Patrus Transportes, Transpedrosa, Confins, Power Logística e Vic Transportes.

sest