Fiemg divulga pesquisa com indicadores industriais de Minas


A recuperação da atividade nos setores extrativo mineral e automotivo está contribuindo para tirar a indústria mineira do vermelho. Em outubro, o faturamento geral do segmento industrial no estado subiu 0,9% no acumulado do ano – primeiro aumento desde 2014 –, confirmando a tendência de retomada que já vinha se verificando nos últimos meses. Os números são da pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG, divulgada no dia 4/12. “A indústria extrativa, estimulada pelo aumento dos preços no mercado externo, e a automotiva, também favorecida pelas exportações, especialmente para a Argentina, estão ajudando a puxar o faturamento para cima”, salientou a gerente de Estudos Econômicos da entidade, Daniela de Britto Pereira.

Na comparação com setembro deste ano também houve crescimento da variável em outubro, de 0,9%, acompanhado pelo emprego, que subiu 0,4%, e pela utilização da capacidade instalada, que passou de 70% para 79,5%. De acordo com Pereira, fatores como melhoria da renda e diminuição do endividamento das famílias, junto com um clima de maior confiança por parte dos consumidores estão tornando-se as pessoas mais dispostas a investir em bens duráveis.

Para o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da FIEMG, Lincoln Gonçalves Fernandes, os resultados da pesquisa mostram que a indústria começou a retomada de sua produtividade e já está voltando a contratar. Os investimentos, porém, ainda não retornaram. “Ainda há muita ociosidade no chão de fábrica e por isso os investimentos ainda não decolaram”, explicou Fernandes.

Ele reiterou, entretanto, que a atividade industrial em Minas Gerais, com a crise, caiu a patamares de 2003, e que a retomada deverá ser lenta. A projeção da FIEMG para este ano é de um aumento de 0,2% no faturamento, 0,38% na massa salarial e 1,9% na produção física (com base nos dados do IBGE).

Fonte: Fiemg