Fetransportes promove 2º Seminário de Segurança


 

A Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo – Fetransportes promove no dia 14 de maio, o 2º Seminário de Segurança de Trânsito no Centro de Convenções de Vitória.

No Espírito Santo acontecem quase 40 mil acidentes de trânsito, sendo 14 mil com vítimas, e cerca de mil mortes todos os anos nas rodovias federais, estaduais e vias municipais. O volume e a gravidade dos acidentes afetam o sistema de saúde e a rede assistencial, desde a fase do atendimento pré-hospitalar até à reabilitação/readaptação do acidentado. Os custos com acidentes têm representado algo em torno de R$ 2,8 bilhões e o grande número de vítimas concentram-se entre os jovens.

Para discutir essa questão e como enfrentar esse problema, a Fetransportes promove o 2º Seminário que reunirá especialistas e lideranças para debater o tema integrando três eixos: saúde, mobilidade e tecnologia.

Segundo o Consultor de Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, o assunto segurança de trânsito não tem sido pauta prioritária, demonstrando o quanto o Brasil está aquém das boas práticas mundiais. “Apesar disso, o momento é favorável para discutir o tema em função da Década da ONU de Redução de Acidentes (2011-2020) e, mais recentemente, com o lançamento do Pnatrans -  Programa Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2019-2028). Neste cenário, a ampliação do debate e proposição de ideias com profissionais renomados torna-se fundamental para conter a escalada dos acidentes”.

Com informações da Fetransportes