Fetcemg e S.E.T.C.J.F. lançam 15º EMTRC e MINASTRANSPOR 2012 em Juiz de Fora


Foi realizado na noite da última sexta-feira, 15 de junho, o evento de lançamento do 15º Encontro Mineiro dos Transportadores Rodoviários de Cargas e MINASTRANSPOR 2012 em Juiz de Fora.

Cerca de 150 pessoas compareceram no Victory Hotel, em Juiz de Fora, para se informarem mais sobre a feira, além de assistirem a uma palestra sobre a nova regulamentação da profissão de motorista, que entrou em vigor no dia 17/06. A palestra foi ministrada pelo advogado Dr. Paulo Teodoro, coordenador do Departamento Jurídico do Setcemg.

Na ocasião, o presidente da Federação, Vander Costa, destacou que este é um marco no setor de Transporte de Carga, já que todas as empresas terão que se adaptarem ao novo cenário para sobreviverem no mercado.

Sérgio Pedrosa, presidente do Setcemg, discursou sobre a fiscalização nas estradas, para assegurar o cumprimento das novas regras, que será feita através do tacógrafo e diário de bordo. Ele disse ainda que os empresários devem enxergar a situação como uma oportunidade de negócio. “Às vezes, colocando mais um motorista, o empresário vai perceber que está ganhando até mais dinheiro. Também pode acontecer esse tipo de otimização de produtividade. Enfim, as soluções, cada um vai ter a sua, não tem uma fórmula pronta. Cada empresa terá que estudar seu negócio, entender a lei e enxergar a oportunidade dentro do novo cenário”.

Sobre os aspectos legais, o Dr. Paulo Teodoro destacou as principais mudanças na rotina de trabalho dos motoristas. Tempo de reserva, carga horária e hora extra, foram pontos norteadores da discussão. Após a palestra, os convidados participaram de um debate sobre o assunto, onde puderam esclarecer suas dúvidas sobre a temática.

Ao final, Luciano Medrado, Gerente de Mercado do Setcemg, discursou sobre a Minastranspor 2012, apresentando as participações confirmadas no evento, e convidou os presentes a participarem do evento, que será realizado de 22 a 24 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte.

Em um segundo momento, os presentes participaram de um coquetel, onde puderam trocar informações sobre o mercado de Transporte de Carga.