Divulgação do kit “Primeiras medidas em caso de acidente”


O trabalho teve início na terça-feira (19), com visitas técnicas às transportadoras de produtos perigosos filiadas ao Setcemg: Transpedrosa e TWM, ambas com sede em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


As assessoras Jurídico Ambiental e de Comunicação, Juliana Soares e Helena Costa, respectivamente, acompanhadas pelo estagiário da Comunicação Yuri Alvarenga e do assistente Comercial Elton Zandomênico visitaram as duas empresas para apresentar o material e explicar como utilizá-lo.


As entidades desenvolveram, por meio do Núcleo de Comunicação e da Assessoria Jurídico Ambiental, um material com os primeiros passos e medidas a serem tomadas em caso de acidente nas rodovias com o transporte de produtos ou resíduos perigosos. Fazem parte do kit um cartão de bolso para o motorista, um adesivo para a pasta de documentos que fica no caminhão e uma “tag” para computador. Esta última contém informações de procedimentos a serem feitos pelo responsável na empresa. Os outros dois têm também um passo a passo para o motorista com os telefone das emergências.

Visita técnica

Na TWM, a equipe do Setcemg e da Fetcemg foi recebida por Nilza Ferreira, técnica de Segurança, que organizou uma pequena reunião com os motoristas presentes e o advogado da empresa para uma conversa rápida sobre o assunto. “O material é muito bom e prático e será distribuído para nossos motoristas”, afirmou Nilza.


Na Transpedrosa, além de entregar e divulgar o material, a equipe teve a oportunidade de conhecer todo o sistema de segurança, gerenciamento de risco e monitoramento da empresa. A Transpedrosa possui plano interno de emergência com foco na saúde e segurança com check list diário de aptidão para o trabalho. “100% de nossa frota de transporte líquido tem câmera interna. Uma equipe monitora os motoristas trazendo segurança para empresa e para o motorista”, explicou Isabela de Assis Lourenço, analista de Qualidade da Transpedrosa.


O kit com as principais medidas a serem adotadas em caso de acidente poderá ser obtido no Setcemg e na Fetcemg com a assessoria Jurídica Ambiental. Você poderá solicitar, também, pelo e-mail meioambiente@fetcemg.org.br

 

twm

Juliana explica a importância das ações emergenciais em caso de acidente para técnicos e motoristas da TWM Transportes.

 

Foto: Divulgação Fetcemg