Despoluir participa de ação em Araxá


Veículos de carga que passaram pela MG 428 esta semana participaram de uma ação ambiental promovida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com a parceria da Fetcemg e do Sest Senat de Araxá. Uma blitz educativa foi realizada durante toda semana como parte da campanha “Responsabilidade Socioambiental” do SEST SENAT. A campanha acontece durante o mês de fevereiro, visando a conscientização dos motoristas sobre a importância da manutenção preventiva e controle de emissão da fumaça preta, e incentivando motoristas e empresa de transporte a adotarem práticas menos poluentes e mais sustentáveis para o meio ambiente.


O técnico Marcelo Reis, que atua na região do Triângulo Mineiro, participou da ação, realizando a aferição dos caminhões que passaram pela rodovia MG 428, explicando para os motoristas como funciona o motor e orientando aqueles que não alcançaram os parâmetros de aprovação sobre quais medidas devem ser adotadas. “Os veículos que são reprovados são orientados a procurarem uma oficina mecânica para regular o motor. Dessa forma, economiza combustível e diminui a emissão da fumaça pelos veículos”, explicou o técnico.


O programa é de caráter educativo e visa criar uma nova cultura no setor de transportes, incentivando as ações dos transportadores e seus colaboradores de corresponsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado.


Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional das empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.