Câncer de mama: prevenir é a melhor escolha


O câncer de mama ainda é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil. Para o biênio de 2018 e 2019, estima-se que serão contabilizados 59.700 casos novos de câncer de mama.


No mês de outubro, o mundo inteiro chama a atenção para a doença que, se descoberta no início, tem 95% de probabilidade de recuperação total. O movimento conhecido como OUTUBRO ROSA visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.


A principal forma de combater a doença ainda é a prevenção. Fazer o autoexame, mamografia e ultrassom das mamas são importantes ferramentas para prevenir este tipo de câncer. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, alimentação saudável e balanceada, entre outros, ajudam e muito a evitar a doença.


Além disso, é importante que a mulher se conheça. Através do autoexame, que deve ser feito pelo menos uma vez por mês, muitas pacientes descobrem a doença ainda em estágio inicial.


FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS


Observe bem as suas mamas (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano) e sempre que perceber algo diferente, não hesite em procurar um profissional para orientá-la.


Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

Percebendo um desses sinais, procure imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama. Mas se for e estiver em estágio inicial, a chance de cura é de 95%.


DETECÇÃO PRECOCE


A detecção precoce do câncer de mama aumenta e muito a chance de cura da doença.


Todas as mulheres, independentemente da idade, podem e devem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres através do autoexame, por exemplo.


Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.


Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para decidir a conduta a ser adotada.


Saiba mais sobre o câncer de mama na cartilha elaborada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Com informações do INCA