Vez & Voz e SETCESP realizam Workshop para mulheres líderes


A manhã desta quinta-feira (27/3) foi de muito networking, conhecimento e desenvolvimento para cerca de 40 participantes que realizaram o Workshop com o tema ‘Liderança Consciente’, promovido pelo Vez & Voz em uma iniciativa do SETCESP. A gerente de Comunicação da FETCEMG e vice-coordenadora do Vez&Voz, Isabella Antunes, participou do evento. 

“Além de aprender coisas novas, aproveitem essa oportunidade para fazer networking”, recomendou a coordenadora do Movimento Vez & Voz, Camila Florencio. “Sabemos que as empresas têm desafios parecidos, mesmo que em circunstâncias diferentes. Então, conversem com quem está aqui próximo de você hoje, para trocar experiências profissionais e, por que não, vivências pessoais”, incentivou.

O workshop foi conduzido por Joslaine Carlos – ou Jô, como prefere ser chamada. A especialista possui mais de uma década de experiência em Recursos Humanos e realiza treinamentos e consultorias, que combinam os temas inteligência emocional, autoconhecimento e estratégias comportamentais.

Primeiro, Jô compartilhou sua história de vida e alguns desafios que teve em sua trajetória e o que fez para superá-los. Depois falou da importância de se autoconhecer e sobre propósitos.

“Cada uma de vocês tem sua história, conquistas e aprendizados. A chave para desenvolver qualquer competência é entender quem você é, para onde está indo e com qual objetivo. Se tornar líder, às vezes, é uma necessidade, mas se manter líder tem que ser por um propósito”, disse.

A especialista comentou que a maioria das demissões, atualmente, é por conta de comportamentos inadequados (87% delas) e somente 13% são por problemas técnicos. “Liderança não é uma habilidade com que as pessoas nascem naturalmente, mas é algo aprendido, e a melhor forma de liderar é pelo exemplo”, destacou.

Ela também falou sobre barreiras emocionais que limitam o desenvolvimento e que, para mudar pensamentos, sentimentos e comportamentos, primeiro é preciso mudar as crenças. “Se está com medo, não vá com medo mesmo como dizem por aí, e sim, vá preparada”, aconselhou.

Antes de encerrar o treinamento, Jô abordou também como lidar com perfis diferentes de pessoas e de que forma motivá-las e ter uma comunicação efetiva com a equipe.

“Comunicar não é só falar. De toda a comunicação, apenas 7% são palavras, 38% é o tom de voz e 55% se refere à linguagem corporal. A diferença está entre o que você pensa e o que o outro interpreta. Por isso, verifiquem qual foi a compreensão daquilo que foi dito”.

Por fim, ela lembrou que líderes precisam gostar de pessoas. “Vocês precisam ter tempo na agenda para ouvir seus liderados. Porque as pessoas sempre serão o maior recurso de qualquer empresa”.

"Este workshop representou uma oportunidade única de crescimento e fortalecimento para mulheres no contexto atual do mercado de trabalho, uma vez que abordou temas cruciais como autoconhecimento, inteligência emocional e a importância de liderar pelo exemplo. Liderar é um processo contínuo de aprendizado, onde a comunicação eficaz, o entendimento do propósito e a habilidade de lidar com diferentes perfis são fundamentais para a construção de uma liderança sólida e bem-sucedida", destaca Isabella.

 

 
Fonte: SETCESP