Vez & Voz cria o Índice de Equidade do TRC
O encontro realizado na terça-feira (13/09), ainda contou com a participação de Tatá Zanin, que demostrou a metodologia 3CR para resultados incríveis
Medir para gerenciar. Com esse objetivo é que foi criado o Índice de Equidade do TRC, para entender como está a participação das mulheres nas empresas de transporte rodoviário de cargas e melhorar o cenário.
A metodologia para a criação do novo indicador foi apresentada no encontro virtual da Comissão do Vez & Voz realizado na terça-feira 13 de setembro, pela economista do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), Raquel Serini, que explicou a metodologia. “Nosso foco é entender, nos diferentes níveis, o espaço de atuação da mulher no setor. O questionário será respondido pelo departamento de RH das empresas. Algumas perguntas são quantitativas e outras objetivas. Muitas delas, são de percepção imediata, que vão avaliar se a empresa investe em programas de qualificação para mulheres ou possui políticas contra assédio, por exemplo”, afirmou.
A coordenadora da comissão, Camila Florencio, explicou que o Índice vem sendo planejado e construído desde o mês de abril, e foi elaborado a partir de um grupo de trabalho que teve a participação de várias empresas e entidades do TRC. “Esse indicador foi feito para integrar novas vertentes com o passar dos anos. Ele avaliará as transportadoras, mas também estabelecerá um parâmetro para que possam melhorar. Vamos tirar uma foto para enxergarmos daqui algum tempo, a nossa evolução”, afirmou.
Uma inovação para este índice é que as empresas respondentes receberão um relatório para que possam comparar seus resultados individuais ao setor e, assim, identificar se estão no caminho certo e em quais aspectos precisam melhorar nos seus processos e políticas de equidade.
Participe da pesquisa que medirá o Índice de Equidade do TRC.
Clique e responda!
3CR para resultados incríveis
Também na reunião, os participantes contaram com a palestra da master coach Thais Zanin, que criou uma metodologia para o desenvolvimento da inteligência emocional e auto-conhecimento para a aplicação nos relacionamentos, e por consequência, nos negócios.
FETCEMG apoia o Vez e Voz
A FETCEMG é apoiadora do Vez e Voz. Se você trabalha no setor de transporte em Minas Gerais, e acredita que, mais do que igualdade de gênero, precisamos falar sobre equidade, junte-se ao movimento! Para mais informações, entre em contato pelo e-mail comunicacao@fetcemg.org.br.