SEST SENAT realiza primeira mobilização nacional de 2024, voltada à qualidade do sono


 

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. E para celebrar a data, o SEST SENAT realiza, anualmente, durante o mês, a Mobilização Nacional da Saúde. O objetivo do evento é sensibilizar toda a população para a importância dos cuidados que devemos ter com a saúde, sobretudo com a qualidade do sono, principal tema da ação. Assim, as unidades do SEST SENAT estão preparando diversas atividades, como blitze educativas, palestras de conscientização e atendimentos gratuitos de saúde.

Os nossos profissionais de saúde vão às ruas para levar aos trabalhadores do transporte e a toda a sociedade conteúdo e ações sobre a importância dos cuidados preventivos para a garantia de uma vida mais saudável. Nos mais de 300 pontos em que as ações vão ocorrer, as pessoas também terão a oportunidade de conhecer os serviços do SEST SENAT e saber o que precisam fazer para usufruir deles.

Para saber um pouco do que vai ocorrer nas mobilizações, veja algumas orientações para ter um sono de qualidade:

  1. Tente não permanecer mais de duas horas seguidas dirigindo. Divida seu tempo em blocos e descanse.
  2. Se o seu descanso for no caminhão, vede as janelas para deixar o ambiente o mais escuro possível. A escuridão estimula a produção de melatonina, hormônio que o corpo produz para induzir o sono.
  3. Fique atento aos seus limites. As pescadas ao volante podem ser fatais. Se estiver com sono, é hora de parar.
  4. Tente ir para a cama e acordar todos os dias nos mesmos horários, inclusive nos fins de semana, para ajudar a regular o seu relógio biológico.
  5. Não mexa no celular pelo menos uma hora antes de dormir, pois a luz emitida por esse dispositivo pode atrapalhar o seu sono.
  6. Evite o consumo de cafeína e álcool algumas horas antes de dormir, pois eles podem prejudicar a qualidade do sono.
  7. Pratique exercícios regularmente, mas evite atividades intensas perto da hora de dormir, pois isso pode aumentar a energia e dificultar o adormecimento.
  8. Faça o nosso curso Importância do sono para a saúde e saiba como melhorar a qualidade do seu sono.

Essas são algumas dicas para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e garantir que você acorde revigorado e pronto para enfrentar o dia!

No SEST SENAT é assim: oferecemos atendimento de saúde para todos! Nas nossas unidades e nos nossos atendimentos online, toda a família é atendida com o cuidado e a atenção que merece. Sempre atento à qualidade de vida e ao bem-estar dos trabalhadores do transporte e da comunidade em geral, o SEST SENAT oferece serviços essenciais para a saúde nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia; e, ainda, disponibiliza serviços de esporte e lazer com aulas de ginástica, treinamento funcional, escolinha de futebol, entre outras modalidades.

 

Confira a programação da mobilização e os locais das ações no site do SEST SENAT.