Reunião da Diretoria Estatutária da CNT detalha trabalho institucional e impacto positivo no setor


A CNT realizou a segunda Reunião Ordinária da sua Diretoria Estatutária de 2024, na manhã dessa quarta-feira (18). O evento ocorreu na sede da instituição, em Brasília (DF), e contou com a participação do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; do ex-presidente do Sistema Transporte, Clésio Andrade; e dos vice-presidentes, presidentes das seis seções e diretores da instituição. O presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, participou do encontro.

O encontro reuniu a Diretoria e o Conselho Fiscal para debater e deliberar sobre assuntos relevantes para todos os modais do setor transportador. As três casas — CNT, SEST SENAT e ITL — também apresentaram as ações mais relevantes do último trimestre, bem como projetaram questões para os próximos meses.

O presidente do Sistema Transporte destacou o trabalho institucional da CNT junto aos parlamentares, principalmente em temas críticos, como os combustíveis e o orçamento do transporte. Ele também convocou os diretores estatutários a fortalecerem o relacionamento com os parlamentares de seus respectivos estados.

Em seguida, os diretores das casas apresentaram os principais projetos em execução. O primeiro a falar foi o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, que resumiu a atuação junto aos Três Poderes da República, com destaque para temas como desoneração da folha, regulamentação da reforma tributária e o programa de concessões.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, apresentou estudos e análises desenvolvidos neste ano, com destaque para a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana, a Pesquisa de Impacto no Transporte –Enchentes no Rio Grande do Sul, além da análise do orçamento para investimento em infraestrutura de transporte

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, trouxe dados sobre a eficiência dos atendimentos da instituição conquistados a partir da padronização dos processos e apoio da tecnologia; com destaque para o uso de prontuários 100% digitais e a simplificação do envio de atestados e receituários. Nicole Goulart também destacou o desempenho do programa Emprega Transporte, que, neste ano, teve um aumento de 13% na oferta de vagas em relação a 2023. Atualmente, a plataforma conta com mais de 57 mil currículos cadastrados e mais de 4 mil empresas em busca de profissionais.  

O diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, apresentou números dos cursos realizados em 2024 e mencionou as turmas previstas para os próximos meses. Também foi exibido um vídeo com depoimentos sobre o impacto das capacitações do ITL na rotina das empresas transportadoras.

 

Seções da CNT

Nessas terça e quarta-feiras (17 e 18), os presidentes e integrantes das seções que compõem a CNT também estiveram reunidos na sede do Sistema Transporte, para debater temas, dificuldades, projeções e desafios específicos de cada modal de transporte.

Durante a reunião da Seção de Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros, a CNT recebeu o diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, que falou sobre os desafios do ferroviário de passageiros.

Já os membros da Seção de Infraestrutura de Transporte e Logística assistiram a uma apresentação das ações e oportunidades de investimento em infraestrutura, realizada pelo Asian Infrastructure Investiment Bank (AIIB), representado pelo consultor do banco para o Brasil e América Latina, Boris Utria. Representantes do AIIB participaram, em agosto deste ano, na Confederação, de uma reunião de aproximação institucional.

A reunião da seção de cargas contou com diversas lideranças do estado de Minas Gerais, entre elas, o presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa; o vice-presidente da entidade, Gladstone Lobato; e o vice-coordenador da COMJOVEM Nacional, Hudson Rabelo.

 

 

Fonte: CNT