Reunião da ABTLP alinha associados sobre mudanças no CT-e e notificações do CREA


No dia 10 de abril de 2025, a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) promoveu uma reunião com foco em temas relevantes e atuais para o setor de transporte. O encontro teve como objetivo alinhar os associados sobre mudanças e orientações que impactam diretamente as operações das empresas. A FETCEMG foi representada pelo assessor jurídico-ambinetal Yuri Alves.

Entre os principais assuntos discutidos, esteve o fim da utilização do CT-e Globalizado no estado de São Paulo, previsto para 1º de maio de 2025. A partir desta data, será obrigatório o uso do CT-e Simplificado, conforme determinação da Secretaria da Fazenda do estado. A mudança exige atenção por parte das transportadoras, que deverão ajustar seus processos fiscais para se adequar à nova exigência.

Outro ponto de destaque foi o debate sobre as notificações enviadas pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) a algumas empresas do setor. Foram apresentadas orientações quanto às providências recomendadas, além de medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar autuações futuras.