Representantes do setor produtivo prestigiam evento com o ministro Paulo Guedes


Nesta quarta-feira (26), mais de 1500 representantes do setor produtivo e empresários prestigiaram a palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as “Perspectivas para o Cenário Econômico Nacional”. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com o apoio da FETCEMG e de outras 10 entidades empresariais, aconteceu no Minascentro, em Belo Horizonte e teve transmissão on-line pelo canal da Fiemg no Youtube.

“Minas é um dos estados que está com a indústria em crescimento mais rápido e forte no Brasil. Enquanto a média no país é em torno de 10%, aqui, está em cerca de 13% ao ano”, frisou Paulo Guedes logo na abertura do evento.

Guedes disse que o Brasil está crescendo mais do que as sete maiores economias mundiais, entre elas, a China. “O desemprego vem diminuindo, criamos mais de 16 milhões de empregos. Se ganharmos a eleição, vamos promover 10 anos de crescimento do PIB, entre 3% e 4,5% anuais”, falou ainda. O ministro afirmou que, em caso de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o salário mínimo e as aposentadorias serão reajustadas acima da inflação. “Nosso objetivo é criar uma imensa classe média”, ponderou.

Ainda de acordo com ele, o país tem R$ 900 bilhões alocados em investimentos. “Agora, o mundo descobriu que o Brasil tem energia mais barata e limpa. Vamos não só ter energia mais barata como produzir para eles o hidrogênio verde, com essa energia mais barata. O Brasil está bem, está firme, está gerando mais empregos do que lá fora”, observou.

 

Engajamento para um futuro próspero para o estado e o Brasil

Guedes também defendeu seu legado à frente do Ministério da Economia. O ministro ironizou as tímidas projeções do Produto Interno do Brasil (PIB). "Em 2021, ficaríamos em depressão e crescemos 4,5%. Se o outro candidato ganhar, acredito que aí sim o PIB vai cair. Se nós ganharmos, vão ser dez anos de crescimento de 3,0%, 3,5%", projetou, quando foi aplaudido.

“Este governo tem mostrado que quem gera riqueza é o empreendedor, a inovação. Temos tido sorte de o governador Romeu Zema ter esta mesma pegada. Ele pegou um estado falido, não aumentou um único imposto, e fez o trabalho difícil, de cortar gastos e valorizar o setor produtivo. Aqui, nós somos duplamente felizes, porque temos o governo do estado e o federal com a mesma mentalidade. Por isso, a economia mineira vai continuar crescendo acima da média nacional”, observou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

“Foi uma excelente oportunidade de nos informarmos sobre os desafios superados e os avanços que verificamos na economia do nosso país nos últimos tempos, cujos resultados deixaram o Brasil entre os poucos países que cresceram, apesar da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia. Vimos que se continuarmos nesse ritmo, teremos muitos anos de crescimento pela frente”, destacou o presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa.

Além de Sérgio Pedrosa e de diretores da Federação, mais de 90 convidados da FETCEMG prestigiaram o evento, entre eles, representantes do SETCEMG, do SETCJF, do SETCOM, dos núcleos da COMJOVEM de Belo Horizonte e do Centro-Oeste Mineiro, e representantes das empresas TG Transportes, Repelub, Lenarge, Rodeiro, entre outras.

Paulo Guedes, Flávio Roscoe e Sérgio Pedrosa estavam acompanhados, no palco do encontro, pelos presidentes da Fecomércio-MG, Nadim Elias Donato Filho; do Sistema Faemg, Antônio de Salvo; da Federaminas, Valmir Rodrigues; da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva; do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; da FCDL-MG, Frank Sinatra Santos Chaves; do CIEMG, Fausto Varela; além dos deputados federais, Diego Andrade, Hercílio Coelho Diniz e Greyce Elias; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio; do conselheiro Estratégico da FIEMG Eugênio Mattar; e os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes - 1º vice-presidente da Mesa Diretora da ALMG, e Dalmo Ribeiro; e do secretário de Estado da Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa.

 

Veja aqui mais imagens sobre o Encontro com o ministro Paulo Guedes - Perspectivas para o Cenário Econômico Nacional

Se você perdeu o evento e deseja saber o que aconteceu, pode assistir a apresentação aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qtxN8y51ws8

 

Com informações da FIEMG e do jornal O Tempo

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior/FIEMG