NTC&Logística realiza última reunião da diretoria do ano e reforça temas de importância para o setor


A Diretoria da NTC&Logística realizou, terça-feira (10), de forma híbrida, a última reunião do ano, referente ao mês de novembro. Coordenada pelo presidente Eduardo Rebuzzi, o encontro contou com a participação dos ex-presidentes da Associação, José Hélio Fernandes, que também exerce o cargo de vice-presidente extraordinário para Assuntos Políticos da entidade; Urubatan Helou e Francisco Pelucio, além de membros da diretoria, presidentes de entidades, executivos e assessores. O presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, que também é vice-presidente regional da NTC em Minas Gerais, participou do encontro.

Abrindo as atividades do dia, o presidente da NTC&Logística agradeceu a participação de todos na 22ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, realizada na segunda-feira (9). Foram reconhecidas as empresas fornecedoras que se distinguiram por seus produtos e serviços, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da logística no país.

“Ontem, realizamos o último evento do ano, o Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, que alcançou o êxito esperado e, pelo que percebemos, atendeu às expectativas de todos. Tivemos a participação dos presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite; da Anfir, José Carlos Sprícigo, e da diretora de Portfólio da RX  Brasil, Mayra Nardy, além de representantes de entidades e marcas de grande relevância para o setor. Espero que possamos continuar nesse caminho nos próximos anos e agradeço a participação de todos”, destacou Rebuzzi.

Seguindo as pautas previstas para a reunião, o gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da Confederação Nacional do Transporte (CNT), João Guilherme Abrahão, falou sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Ele destacou a participação ativa do Sistema Transporte e da delegação do Transporte de Cargas na última Conferência da ONU, realizada em Baku, no Azerbaijão, reforçando a representatividade do setor nos debates climáticos. Além disso, reforçou a importância da NTC&Logística em termos de contribuição para esses debates.

A equipe financeira, liderada pelo diretor financeiro José Maria Gomes, apresentou o status do fechamento do ano de 2024, detalhando a prestação de contas aos presentes. Em seguida, Elisete Balarini, assessora executiva da Presidência, expôs um panorama dos eventos realizados ao longo do ano e as previsões de eventos para 2025.

Representando a coordenadoria nacional da COMJOVEM, o vice-coordenador Hudson Rabelo relatou as principais iniciativas e atividades desenvolvidas pelas Comissões ao longo de 2024. Na sequência, o diretor jurídico da NTC&Logística, Marcos Aurélio Ribeiro, esclareceu as atualizações do Projeto de Lei 3757/20, que regulamenta a atividade de operador logístico no Brasil. Lembrou, também, o trabalho contínuo da Associação junto aos poderes competentes na esfera jurídica e apresentou novidades sobre a Câmara Técnica da NTC&Logística para Assuntos Tributários.

Edmara Claudino, assessora de Relações Institucionais da NTC&Logística, apresentou as ações realizadas ao longo do ano, paralelamente a um vídeo sobre essa retrospectiva, salientando a articulação com parlamentares e representantes do Executivo em pautas estratégicas para o Transporte Rodoviário de Cargas.

Em prosseguimento, foram discutidas as atualizações sobre as multas da ANTT. A Dra. Gil Menezes, assessora jurídica, esclareceu dúvidas sobre os pagamentos das multas e informou que manuais detalhados serão enviados aos associados para orientações complementares.

O assessor técnico, Lauro Valdívia, do Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, apresentou os números referentes ao comportamento do frete no primeiro semestre de 2024, além de analisar o impacto preliminar da desoneração da folha no Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada (INCT).

No âmbito trabalhista, o assessor jurídico Dr. Narciso Figueirôa Júnior destacou os principais pontos da decisão do Pleno do Tribunal Superior do Trabalho sobre a Reforma Trabalhista, além das prerrogativas da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5322 e das negociações coletivas.

Encerrando as atividades da última reunião do ano, o presidente Eduardo Rebuzzi agradeceu a presença de todos, ressaltando o quanto o ano de 2024 foi produtivo. Ele reafirmou o compromisso da entidade em continuar defendendo os interesses dos transportadores em 2025, com foco na evolução e no fortalecimento do setor, e agradeceu a todos pelo empenho, em especial à diretoria executiva, nas pessoas do vice-presidente Antônio Luiz Leite e do diretor financeiro José Maria Gomes, aos assessores e aos colaboradores da entidade.

Ao final, Rebuzzi passou a palavra para o ex-presidente Francisco Pelucio: “É uma honra estar aqui com vocês. Tive a oportunidade de representar a entidade em Belo Horizonte, na despedida do presidente Sérgio Pedrosa, da FETCEMG, que está encerrando a gestão este ano. Fomos muito bem recebidos. É uma alegria rever os amigos, em especial o nosso amigo José Hélio Fernandes aqui presente. Agradeço a cada um de vocês e desejo um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações para todos nós”, finalizou.