Mulheres do setor de Transporte têm coparticipação zero* para mamografia
Em todo o mundo, o mês de outubro é dedicado ao combate do câncer de mama, na campanha Outubro Rosa. E para incentivar a prevenção à doença, a Promed, operadora de assistência médica com 21 anos de mercado, criou uma campanha especial de promoção à saúde para as suas beneficiárias, que oferece a isenção da coparticipação da mamografia*.
A Promed é autorizada a operar na Região Metropolitana de Belo Horizonte oferecendo plano de saúde para o Transporte Rodoviário de Cargas e possui diversas beneficiárias trabalhadoras ou dependentes de trabalhadores do setor. A Fetcemg e o Setcemg apoiam a campanha.
Para participar, as beneficiárias devem clicar neste link e realizar o cadastro até o dia 31 de outubro. As vagas para realização da mamografia com isenção da coparticipação são limitadas às primeiras 3 mil mulheres e podem ser esgotadas a qualquer momento. Participe!
*Consulte o regulamento, promoção válida apenas para beneficiárias que se cadastrarem no link.
Outubro Rosa
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e a principal causa de morte por câncer no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 60 mil novos casos no Brasil em 2016.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama tendo como consequência o crescimento desordenado das células. A doença afeta quase que exclusivamente as mulheres, mas os homens também podem desenvolver, mesmo que em menor proporção. Para cada homem, 100 mulheres são afetadas.
FATORES DE RISCO
- Histórico familiar;
- Idade entre 40 e 69 anos;
- Menstruação precoce;
- Menopausa tardia;
- Nunca ter tido filho;
- Obesidade.
SINTOMAS
O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas. Mas ao notar ao menos um deles, deve-se procurar um médico para avaliação.
- Nódulo único endurecido;
- Aspecto curvado em uma parte da mama (tipo tampa de baú);
- Edema (inchaço) da pele da mama;
- Eritema (vermelhidão) na pele da mama;
- Inversão do mamilo;
- Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
- Sensação de nódulo aumentado na axila;
- Engrossamento ou retração da pele ou do mamilo;
- Secreção sanguinolenta ou com aspecto de cera pelos mamilos;
- Inchaço do braço;
- Dor na mama ou mamilo.
PREVENÇÃO
A melhor forma de notar essas mudanças é conhecendo o próprio corpo, tocando e avaliando as mamas. As mulheres que menstruam podem avaliar sempre 7 a 10 dias após a menstruação. Para aquelas que não têm o ciclo, orienta-se escolher um dia do mês.
A consulta médica anual com seu ginecologista é essencial e nunca deve deixar de ser realizada. Aliado a isso, o câncer de mama tem grande chance de cura quando diagnosticado precocemente. Portanto, realizar a mamografia é fundamental. Somente este exame pode detectar o câncer no estágio inicial. Para mulheres acima de 40 ou 35 anos com caso de câncer na família, a mamografia deve ser anual.
Outra forma de prevenção para este e diversos outros tipos de câncer é adotar hábitos de vida saudáveis, como:
- Manter uma alimentação saudável;
- Evitar o uso de bebidas alcóolicas;
- Praticar atividade física;
- Controlar o peso, evitando a obesidade.