FETCEMG PROMOVE VISITA A DELEGACIA ESPECIALIZADA EM INVESTIGAÇÃO DE FURTO, ROUBO E DESVIO DE CARGAS


Nesta quinta-feira (23/02), a FETCEMG promoveu uma visita técnica à nova sede da Delegacia Especializada em Investigação de Furto, Roubo e Desvio de Cargas (DEPATRI). Participaram da visita o presidente da Federação, Sérgio Pedrosa, os diretores Adalcir Lopes e Antônio Luís da Silva; o conselheiro, Osvaldo Donizeti; a gerente-executiva, Vanessa Borges; e os consultores técnicos Luciano Medrado e Ivanildo Santos. 

O prédio, que fica na Avenida Teresa Cristina 3826, no Bairro da Gameleira, foi todo reformado por meio de uma parceria público privada entre a Polícia Civil, a FETCEMG e outras entidades do setor produtivo. "Por meio dessa parceria, a delegacia possui instalações melhores e maior capacidade de desenvolvimento de inteligência para atender o setor de transporte rodoviário de cargas", afirmou Sérgio Pedrosa. 

O delegado da DEPATRI, Roberto Barbosa, ressaltou que se não fosse essa parceria com a FETCEMG, não seria possível mudar do antigo prédio no Anel Rodoviário de Belo Horizonte para aquele local, cuja estrutura é muito melhor e planejada. Segundo ele, a delegacia está pronta para acolher muito melhor, não somente os policiais que lá trabalham, mas também a população que necessite.

PARCERIA PELA SEGURANÇA

Além da FETCEMG, outras 10 instituições contribuíram com a obra da nova sede da delegacia, sendo elas: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG); Cooperativa Central dos Produtores Rurais de MG Ltda. – CCPR; Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG); Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais (SILEMG); Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Sicoob Crediminas); Conselho da Comunidade da Comarca de Contagem; British American Tobacco (BAT Brasil); Tambasa Atacadistas, e Gertan Gerenciamento de Riscos.

A FETCEMG, desde outubro de 2013, durante a gestão de Vander Cosa, possui convênio com o Governo de Minas, por meio da Polícia Civil, para o estabelecimento de base de cooperação mútua e administrativa entre a Federação e a Polícia Civil.

A Federação ficou responsável pelo imóvel destinado ao funcionamento da delegacia, num esforço para que a polícia possa melhor desenvolver e aprimorar o sistema de segurança, no que concerne aos crimes de furto, roubo e desvio de cargas.“A Fetcemg está sempre atenta à questão dos roubos de carga e inteiramente aberta a cooperar tanto com a polícia, quanto com os transportadores”, comentou o então presidente à época.

O primeiro acordo foi feito durante as comemorações dos 60 anos do SETCEMG, na sede da FETCEMG, e contou com a presença do então chefe da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, do Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil (DEOESP), Márcio Nabak.

 

 

Vander Costa e Márcio Nabak na assinatura do convênio entre a FETCEMG e a Polícia Civil, em 2013.

Foto: Emerton Eleutério/SETCEMG/FETCEMG