FETCEMG participa de debate sobre a mobilidade na região Centro-Sul de Belo Horizonte
Nesta terça-feira (18/3), a FETCEMG, representada pelo assessor institucional Luciano Medrado, participou de reunião dos moradores do bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, com lideranças políticas e comunitárias. O prefeito de Belo Horizonte em exercício, Álvaro Damião; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Juliano Lopes; o presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, Thiago Almeida; o presidente da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires “Bira”; além de vereadores de Belo Horizonte e Nova Lima, técnicos da Sudecap e da Secretaria de Planejamento participaram do encontro.
Na ocasião, os dirigentes das associações representativas dos moradores debateram com o executivo municipal sobre a importância da manutenção das árvores naquele local. Com as obras de mobilidade, que preveem a ampliação da alça de acesso ao trevo do BH Shopping, cerca de 280 árvores que compõem a cortina verde em volta da Lagoa Seca devem ser suprimidas. A FETCEMG manifestou a importância das obras de mobilidade para garantir melhores condições e produtividade do abastecimento da região sul e municípios vizinhos.
Ficou decidido que as obras de mobilidade na região, especialmente as intervenções no viaduto da BR-356, seguirão sem interrupções. No entanto, o projeto das alças e vias de acesso ao viaduto será modificado para mitigar o impacto ambiental, reduzindo o número de árvores suprimidas. A versão alterada do projeto será apresentada na Câmara Municipal de Belo Horizonte na primeira semana de abril. Além disso, as árvores que precisarem ser removidas serão replantadas no próprio bairro Belvedere. A decisão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de manter a execução do projeto de mobilidade, anunciada já na abertura da reunião, acabou por esvaziar a mobilização dos grupos ambientalistas.
Foto: prefeito de Belo Horizonte em exercício, Álvaro Damião, Luciano Medrado e o presidente da
Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires “Bira”.