FETCEMG participa da 1ª reunião anual do Fórum FIA - PcDR - RMBH 2024


Na quarta-feira (27/03), o assessor jurídico da FETCEMG, Luiz Talhas, representou a FETCEMG da 1ª Reunião do Fórum FIA - PcDR - RMBH de 2024 (Fórum de Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte). O evento aconteceu no auditório da Universidade Newton Paiva, unidade Carlos Luz, com a presença de mais de 300 pessoas.

Com uma plateia formada por autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego, Superintendência Regional do Trabalho, Prefeitura de Belo Horizonte, Setores de Fiscalização, além da presença de empresas diversas e órgãos formadores como FIEMG, SENAI E SENAC, o evento iniciou com uma palestra do Auditor Fiscal do Trabalho, que é deficiente visual, Rafael Giguer, que apresentou seu livro "Vidas Além da Cota" e contou histórias de sua trajetória de vida.

Posteriormente, foi dada a palavra para as representantes das entidades SENAI, SENAC, FIEMG e REDE CIDADÃ, que abordaram e divulgaram o papel das empresas no processo de inclusão das PcDR e falaram dos programas criados pelas entidades que são usados como ferramentas de inclusão, aprendizagem e adaptação.

"O evento foi muito importante para ampliar a divulgação da ideologia de inclusão para contratação e valorização das PcDR. As empresas devem se preocupar com seu papel na sociedade, mudando vidas, ao considerar a abertura de vagas não pela deficiência do candidato, mas pelo perfil profissional. O objetivo é gerar inclusão, não só profissional, mas social e emocional", detacou o assessor jurídico.

 

A auditora fiscal do MTE e uma das organizadoras do evento, Patrícia Siqueira, e Luiz Talhas