FETCEMG marca presença na FENATRAN
A 23ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga marcou o retorno das grandes feiras depois de um período de recesso de grandes eventos, devido à pandemia. Realizado no São Paulo Expo, de 7 a 11 de novembro, o evento reuniu mais de 500 marcas, de oito países – entre montadoras de caminhões e veículos de cargas, grandes players de implementos e outros setores que integram a cadeia de valor de transporte, em um pavilhão de mais de 100 mil metros quadrados.
A Fenatran 2022 foi marcada pelo lançamento de várias novidades das montadoras de caminhões e das empresas do setor de logística e implementos. Segundo o balanço oficial da organização do evento, o número de visitantes chegou a 66 mil pessoas, superior ao público da última edição, em 2019, que foi de 65 mil. Desse total, em média 20% foram de visitantes que retornaram pelo menos mais uma vez durante a semana para acompanhar melhor as novidades e fechar novos negócios. O volume total de negócios fechados foi da ordem de R$ 9,5 bilhões. O resultado é superior em R$ 1 bilhão ao da última edição da feira.
A FETCEMG, sempre atenta ao mercado de transporte e logística, marcou presença no evento. O presidente da entidade, Sérgio Pedrosa, foi presença diária, onde visitou estandes das principais marcas, participou de reuniões, conferiu apresentações na Arena Conteúdo e reencontrou outras lideranças do setor e parceiros. “A Fenatran 2022 surpreendeu a todos, com um público altamente qualificado e expositores satisfeitos e fazendo bons negócios. Como é de costume, a NTC&Logística e a COMJOVEM aproveitaram esse momento para fazer suas tradicionais reuniões e todas elas contaram com um excelente quórum. O resultado da Fenatran foi muito bom. Percebi que o setor está animado e engajado e que, para 2023, vamos trabalhar na aproximação com o novo executivo e legislativo com nossas lideranças cada vez mais unidas para defender os interesses do nosso setor”, afirmou.
“A Fenatran sempre é um evento muito bom e essa edição me surpreendeu em diversos aspectos. As empresas investiram pesado em seus espaços para mostrar seus produtos, serviços e inovações, o que demonstra que o setor está forte e acreditando no futuro”, comentou o diretor da FETCEMG, Adalcir Lopes. “De tudo que me chamou mais atenção, destaco o investimento das montadoras em veículos elétricos, em tecnologia para a ergonomia e conforto do motorista e também as inovações em sistemas de abastecimento”, observou.
COMJOVEM
Os três núcleos da COMJOVEM de Minas Gerais também marcaram presença na FENATRAN. Membros das comissões de BH e Região, Centro Oeste e Triângulo Mineiro participaram de reuniões e visitas aos principais fornecedores do setor. “A FENATRAN 2022 trouxe muitas novidades para o setor, mas vejo que a aposta maior foi nos novos caminhões elétricos. Foi uma oportunidade de fazer novos negócios, rever velhos conhecidos e conversar com os amigos da COMJOVEM sobre a perspectiva para o futuro do transporte rodoviário de cargas”, afirmou Hudson Rabelo, coordenador da comissão do Centro Oeste.
“Visitei muitos estandes nos dois dias que fui no evento e conversei com muitos fornecedores. Percebi que a COMJOVEM tem muita influência na conversa com as montadoras, pois tive toda atenção do pessoal da Scania, da Volvo e da Randon quando mostrei interesse em promover visitas técnicas às fábricas, adquirir materiais técnicos sobre as tecnologias do caminhão e patrocínio para o nosso núcleo do Triangulo Mineiro. Fiquei muito contente com essa atenção que recebi e esse networking vai nos servir para projetos futuros do nosso núcleo”, comentou Pedro Henrique Cabral Vasconcellos, coordenador do núcleo.
Antônio Lodi, coordenador da COMJOVEM BH e Região, destacou a ênfase da tecnologia Euro 6 entre os expositores. "Todas as fabricantes apresentaram as soluções para o Euro 6 que entra em cena a partir de janeiro. Também vi muitas soluções voltadas para outras matrizes energéticas, como elétrica e a gás, que vão crescer muito ainda", destacou.
"Foi uma feira muito boa, bem prestigiada e pudemos verificar muita inovação tecnológica para diversas áreas, ou seja, o foco não foi somente caminhão, mas tecnologia, produtividade, sistemas. Todas as palestras que assisti também, sobretudo as que trataram sobre mudança da matriz energética e ESG foram bem interessantes", completou.
Novidades em meio ambiente e segurança
A coordenadora do Despoluir para o Transporte de Cargas em Minas Gerais, Amália Pedrosa, e o assessor de Segurança Logísitica, Ivanildo Santos, também conferiram as novidades da Fenatran para suas respectivas áreas. “A feira foi incrível, todas as montadoras de veículos presentes e grandes fornecedores da cadeia de valor do setor apresentaram suas inovações para a sociedade. Fiquei orgulhosa em ver a mudança de paradigma: os principais players estão empenhados em mitigar os efeitos ao meio ambiente, operando e fazendo negócios dentro das boas práticas ESG, trazendo soluções para um transporte sustentável, rumo à descarbonização”, destacou Amália.
“Os fabricantes de caminhões e carretas estão inovando cada vez mais para a área de segurança. As empresas de monitoramento e tecnologias também seguem inovando e melhorando muito seus equipamentos, sobretudo os sistemas de câmeras e o desenvolvimento de dispositivos periféricos de monitoramento. Fiz bastante contato com fornecedores e fiquei impressionado com tudo o que vi e com o que conversei com os especialistas da Ravex e Sascar, por exemplo”, contou Ivanildo.
A próxima edição da FENATRAN já tem data marcada para o período de 04 a 08 de novembro de 2024 no São Paulo Expo.