FETCEMG encaminha propostas do setor para consulta pública da Taxonomia Sustentável Brasileira


Nesta semana, a FETCEMG, representada por sua assessoria jurídica ambiental, encaminhou à CNT – Confederação Nacional do Transporte, suas contribuições em resposta à consulta pública da Taxonomia Sustentável Brasileira. A referida consulta disponibilizou os cadernos técnicos e temáticos referentes aos critérios objetivos da taxonomia.

O caderno técnico e setorial de Transporte, Armazenamento e Correio (CNAE H), apresenta a visão geral do setor, priorização de atividades e atividades específicas de cada setor de transporte. Esse caderno contém as métricas para contribuição substancial para a mitigação da mudança do clima e requisitos de conformidade que garantem que a atividade não irá prejudicar nenhum dos outros objetivos climáticos e ambientais da Taxonomia.

Entre as contribuições apresentadas pela FETCEMG, um dos destaques é o apontamento de que as más condições das rodovias brasileiras contribuem para a perda da eficiência no transporte e o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

A Consulta Pública se encerrará em 31 de março de 2025, e pode ser acessada através da plataforma Participa + Brasil, onde poderão ser acessados os documentos e submetidas as contribuições. A versão consolidada da primeira edição da TSB será publicada até julho de 2025.