FETCEMG e DESPOLUIR conferem evento de sustentabilidade da ANTT


Com o objetivo de promover um espaço de discussão de soluções que visam transformar o setor de transportes em um modelo mais sustentável e eficiente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nos dias 5 e 6 de setembro, o evento “Sustentabilidade e Tecnologia nos Transportes Terrestres”. O evento foi realizado na sede da ANTT em Brasília (DF), mas os debates tiveram transmissão on-line, de forma que a coordenadora do Despoluir para o Transporte de Cargas em Minas Gerais, Amália Xavier, pudesse acompanhar os debates representando o DESPOLUIR para o TRC em Minas Gerais e a FETCEMG.

"Foi importante ver que a ANTT vem acionando seus players a fim de convergir a estrutura rodoviária brasileira a uma agenda de sustentabilidade, modulando seus contratos de concessão às regulamentações das vias. O uso das tecnologias parece essencial para atingir esses objetivos, trazendo resiliência às infraestruturas viárias a partir de previsões mais assertivas dos eventos climáticos extremos que impactam o transporte com as interrupções e bloqueios. Além disso, o uso do FREE FLOW e HS-WIM proporcionarão uma redução no tempo de viagem e no consumo de combustível fóssil”, destacou Amália.

“Um ponto que me chamou a atenção é que, no setor de transporte o que é mais importante é a vida, é o S do ESG, e é inegociável, e foi apresentado o crédito de biodiversidade, que serão créditos concedidos por salvar vidas ao se evitar acidentes, utilizando aplicativos específicos que fazem a modelagem de rotas críticas”, completou.

Mapa Estratégico

Durante o evento foi a apresentado o novo Mapa Estratégico da ANTT, que agora está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Se você não acompanhou o evento, pode assisti-lo no canal da ANTT no Youtube.

 

Dia 1

Dia 2