FETCEMG acompanha o 3º Fórum de Mulheres no Transporte e na Logística, na Fenatran


A FETCEMG acompanhou o 3º Fórum de Mulheres no Transporte e na Logística, realizado nesta quinta-feira (7/11), no Espaço Conteúdo da FENATRAN. O evento reuniu lideranças femininas e representantes de importantes movimentos de apoio às mulheres no setor, como o Vez & Voz, do SETCESP; A Voz Delas, da Mercedes-Benz; e Rota Feminina, reforçando a relevância da presença feminina e sua contribuição para a transformação e inovação no transporte de cargas. A Federação foi representada pela gestora administrativa Vanessa Borges; pela gerente de Comunicação, Isabella Antunes; e pela coordenadora do Despoluir em Minas Gerais, Amália Xavier.

O Fórum destacou temas fundamentais para a valorização e ampliação da participação feminina no setor de transporte, tradicionalmente conhecido por ser um ambiente masculino, abordando desde políticas públicas até boas práticas empresariais para atrair e reter talentos femininos.

"A FETCEMG é signatária do Vez&Voz desde a criação do movimento e a equidade de gênero está na pauta da FETCEMG, desde a implantação da gestão estratégica da entidade iniciada em 2017. De lá até hoje, procuramos inserir o tema na pauta dos transportadores mineiros buscando unir esforços por um setor mais inclusivo. Além disso, a FETCEMG se orgulha em ter uma equipe composta, em sua maioria, por mulheres em seu quadro de funcionários", destacou Vanessa.

A programação começou com um painel que contou com a participação da Coordenadora do Movimento Vez e Voz, Camila Florencio; da Gerente sênior de pós-vendas Mercedes-Benz Brasil, Ebru Semizer;  da Diretora de Marketing Voluntária - Rota Feminina, Geisa Trevisan; e da Co-fundadora do Movimento Rota Feminina, Fernanda Sarreta. Cada uma delas apresentou a criação dos programas, as últimas ações realizadas, principais resultados e próximos passos. 

O segundo painel tratou das políticas públicas para fomentar a participação feminina no setor e a importância do apoio da iniciativa privada para a equidade. O painel contou com as presenças da Diretora Adjunta do ITL, Eliana Costa; da subsecretária do Ministério do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Montagner; da Procuradora do Trabalho, Daniele Olivares Correa; do superintendente da SUROC, da ANTT, José Aires Amaral Filho. O painel foi mediado pela Presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Vez&Voz, Ana Jarrouge. Todos apresentaram dados sobre a evolução da presença feminina no setor e no mercado de trabalho. Eliana Costa apresentou a evolução da participação feminina nos programas de qualificação do ITL e do SEST SENAT. Segundo ela, dos 2.588.304 trabalhadores que possuem vínculo ativo no setor de transporte, 18% são mulheres.

O terceiro painel foi promovido pelo movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz Brasil, no qual empresas compartilharam boas práticas de gestão para atrair e reter talentos femininos. A mediação ficou por conta de Vanessa Mariano, caminhoneira e influenciadora, e contou com a participação de Franciele Tuni, coordenadora de Operações Mercosul na Cordenonsi; Joyce Bessa, Diretora na TransJordano e vice-presidente da Pauta ESG da NTC&Logística, e Thais Almeida, diretora Comercial e Administrativa na Tquim.

O evento foi encerrado pelo movimento Rota Feminina, que apresentou a palestra ‘Transformação digital e o protagonismo feminino: impulsionando a inovação e a colaboração no transporte e logística’, reforçando o compromisso das lideranças e movimentos com a promoção da equidade de gênero no setor. Toda a programação reafirmou a importância da união entre movimentos como Vez & Voz, A Voz Delas e Rota Feminina para criar um ambiente cada vez mais justo e colaborativo no transporte rodoviário de cargas. “Estamos avançando, mas é fato que ainda temos um longo caminho a percorrer. É preciso continuar a tratar esta pauta de forma contínua e consistente, até que o índice de equidade nos demonstre que estamos em um cenário adequado, o que ainda não é a realidade”, finalizou Ana Jarrouge.

 

Com informações da NTC&Logística