Feira de Empregabilidade SEST SENAT aquece o mercado de trabalho em Contagem
O SEST SENAT, com apoio da FETCEMG, realizou nesta sexta-feira (6) a segunda edição da Feira de Empregabilidade em Contagem (MG), com uma programação repleta de atividades voltadas para o desenvolvimento profissional e a conexão entre empresas e talentos locais. O evento, realizado na unidade do SEST SENAT de Contagem, contou com uma recepção calorosa e uma agenda diversificada. A estimativa é que mais de 500 pessoas passaram pelo local ao longo do dia.
O evento foi inaugurado com as boas-vindas do presidente do Conselho Regional do SEST SENAT (CRMG) e da FETCEMG, Sérgio Pedrosa, e do Supervisor do CRMG, Pedro Andrade, que destacaram a importância da feira para o crescimento da empregabilidade na região. Sérgio enfatizou, ainda, sobre os novos perfis de profissionais que as empresas buscam e o desafio das empresas diante da falta de mão de obra no setor. “O principal objetivo dessa iniciativa do SEST SENAT é fazer chegar a informação de que o setor busca por mão de obra a quem precisa de uma colocação no mercado. Além disso, queremos mostrar nosso trabalho de desenvolvimento profissional”, destacou.
A acolhida ao público também contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar de Contagem, Daniela Tiffany, e do Diretor da Unidade do SEST SENAT de Contagem, Geraldo Magela.
Além da programação no auditório, o público conferiu os estandes de aproximadamente 40 empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde foi possível fazer cadastro de currículos, buscar informações sobre as empresas e fazer muito networking.
Um dia de conhecimento
Encerrando a programação da manhã, o público conferiu a palestra de Gabriella Otto sobre "O Perfil do Profissional do Futuro". Com uma visão inovadora e prática, Gabriella apresentou insights sobre as habilidades e competências que serão essenciais no mercado de trabalho nos próximos anos.
Já a parte da tarde foi marcada por uma série de debates e palestras focados em temas de extrema importância para o desenvolvimento profissional e a gestão de talentos. Vanessa Carvalho, da Transabril, abordou a gestão humanizada, enfatizando a importância de uma abordagem mais empática e eficiente no ambiente corporativo. Em seguida, Carla Chaves, da Let's Rent a Car, compartilhou estratégias sobre como lapidar talentos de jovens aprendizes, oferecendo dicas práticas para orientar e desenvolver novos profissionais.
A saúde no trabalho foi o tema apresentado por Alexandre Anselmo, da Prefeitura de Contagem, que discutiu as melhores práticas para garantir o bem-estar dos colaboradores. Ana Cláudia Rodrigues, da Zero Carbon Logistics, trouxe uma perspectiva sobre ESG e boas práticas no transporte e logística, destacando a crescente necessidade de sustentabilidade nas operações.
Encerrando a tarde, Janaína Bastos, especialista em empregabilidade com ênfase jurídica, proporcionou um panorama detalhado das questões legais relacionadas ao mercado de trabalho, oferecendo orientações para candidatos e empregadores.
Interatividade e oportunidades
A feira também ofereceu ao público experiências com serviços como simuladores de direção, experiências com realidade virtual e drones. Os participantes também puderam conhecer de perto caminhões expostos e uma unidade móvel do Despoluir. Uma equipe da Rádio Itatiaia também interagiu com o público, sorteando brindes.
O diretor da Unidade do SEST SENAT de Contagem, Geraldo Magela, destacou que o compromisso da instituição vai além do desenvolvimento profissional, abrangendo, também, o desenvolvimento social, principalmente nas regiões em que está presente. “A Feira de Empregabilidade SEST SENAT reforça nossa missão de promover a empregabilidade e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores locais. Com este evento, conseguimos chegar mais perto da comunidade local,” afirmou.
Para a representante comercial do SETCOM, Fernanda Oliveira, participar do evento reforça o compromisso do Sindicato em auxiliar as suas associadas em todas as suas demandas. “Nossas associadas sempre relatam que um dos maiores problemas do setor é a falta de mão de obra e, por isso, o SETCOM possui um banco de currículos. Participar dessa feira foi, além de uma grande oportunidade de realizar networking com as associadas aqui presentes, forma de marcar presença das associadas que não puderam vir, recebendo cadastros de currículos e apresentando o setor de transporte e logística aos participantes”, afirmou.
A gerente de RH da Transrefer, Leide Oliveira, destacou a visibilidade e o retorno que a feira oferece. "Essa é a segunda vez que participamos da feira e viemos pela boa visibilidade que a feira nos dá. Apresentamos vagas para motoristas, ajudantes e técnicos de Segurança e de Qualidade e recbemos muitos cadastros", afirmou.
A gerente de Marketing da Zero Carbon Logistics, Ana Cláudia Rodrigues, corroborou o grande interesse do público sobre o setor e as empresas. "Mais do que cadastrar currículos, mostramos a nossa marca e fizemos um ótimo networking com o público. Me impressionou como as pessoas têm curiosidade pelo setor e, também, sobre os valores das empresas. Recebemos muitos cadastros e, certamente, preencheremos algumas vagas".