Encontro Técnico Nacional do Despoluir reúne técnicos e coordenadores em Brasília (DF)


Nos dias 17 e 18 de outubro, a sede da CNT, em Brasília (DF), recebeu a edição de 2022 do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela Confederação e pelo SEST SENAT. O encontro contou com mais de 150 coordenadores técnicos locais que atuam no programa nas 24 federações distribuídas por todo o Brasil e teve como objetivo a habilitação técnica operacional e o alinhamento entre as equipes, com foco especial no aprimoramento técnico da execução da iniciativa.

A equipe do Despoluir de Minas Gerais participou do evento. “O encontro foi uma oportunidade de trocar experiências e ouvir as dificuldades dos técnicos que estão em campo e buscar soluções em conjunto. Além disso, pudemos experimentar pelas atividades propostas o quanto é importante a contribuição de cada Federação e de cada colaborador para o alcance do sucesso do Programa”, afirmou a coordenadora do Despoluir para o Transporte de Cargas em Minas Gerais, Amália Pedrosa. “Nos sentimos também prestigiados com a presença do presidente Vander Costa e de todos os diretores da CNT, SEST SENAT e ITL, e de toda diretoria executiva nacional do Despoluir, que nos recebeu de braços abertos. Voltamos cheios de energia para continuar com nossa missão que é promover um futuro saudável para todos nós”, completou.

 

Eletromobilidade e cálculo de emissões na pauta

No primeiro dia, foram realizados momentos de integração, como o “Escape Game”. Na sequência, foi exibido um vídeo sobre os 15 anos do Despoluir. Depois, foi a vez de uma palestra sobre o poder do planejamento, que falou sobre objetivos, metas e planos de ações para realizar uma análise da situação atual e sobre exemplos práticos aplicados a objetivos financeiros.

No segundo dia, a programação trouxe palestras sobre temas diversos, como: transição energética; calculadora de emissões de gases; panorama das atividades técnicas da CNT etc. Houve, também, um painel a respeito de eletromobilidade no transporte rodoviário, que contou com um “tour” dos técnicos em um ônibus elétrico da BYD pertencente à Viação Piracicabana, de Brasília (DF). 

 

Calculadora de emissões de GEE

Um dos destaques do encontro foi a apresentação da Verden, calculadora ambiental do transporte lançada pela CNT no início do mês, pela gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos. “A Verden ESG é uma plataforma voltada especificamente para o transportador rodoviário. É uma calculadora ambiental do transporte, que realiza o cálculo de emissões gratuitamente e permite a neutralização de GEE (Gases de Efeito Estufa). Além de medir a emissão das frotas de cargas e de passageiros, indica a quantidade necessária de créditos de carbono a ser adquirida como forma de compensação”, resumiu. 

A gerente explicou que, na prática, o transportador terá ao seu alcance uma maneira de mensurar os gases de efeito estufa emitidos por sua frota. “Poderá colocar na plataforma informações sobre número, tipo e ano de cada veículo que a empresa possui, além do combustível utilizado e a autonomia veicular. Os dados permitem à Verden ESG indicar a quantidade de poluentes lançada no ar, conforme a quilometragem percorrida por cada veículo em um período determinado. Com isso, a empresa tem a opção de escolher, por meio da calculadora, projetos de neutralização, com certificação da ONU (Organização das Nações Unidas). Assim, é realizada a compensação ambiental de seus veículos”, concluiu. 

O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, destacou a importância do evento em um momento de transição energética, em que o mundo enfrenta o desafio de reduzir poluentes. “A CNT vem buscando soluções para todos os modais, dentre as inovações que aparecem atualmente. A transformação está acontecendo e o trabalho continua. Estamos atentos para poder olhar para o futuro com menos poluição e com melhores condições de vida para todos”, afirmou. 

Ao fim do evento, foram entregues troféus em comemoração aos 15 anos de Programa, reconhecendo cada Federação pela parceria e pelo empenho em prol da sustentabilidade no transporte.

 

Sobre o Despoluir

Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir é executado pelas 24 Federações parceiras e possui como diferencial atender empresas e autônomos, promovendo serviços ambientais gratuitos e boas práticas. Em 15 anos de atuação, o Despoluir já atingiu mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, cooperando para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de emissões. Apenas em 2022, já foram 5.462 empresas atendidas pelo programa.

 

Com informações do site da CNT.