Desacelere. Seu bem maior é a vida
A articulação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com vários entes governamentais têm o intuito de levar a educação para o trânsito para as salas de aula por meio do Programa Conexão DNIT e em 2024 chegou a diversos municípios de muitos estados como: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
A importância da educação para o trânsito é tamanha que a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.
Reconhecendo a gravidade do problema e a necessidade de agir, o DNIT além de fornecer material de trânsito (atividades pedagógicas do Programa Conexão DNIT) gratuitamente e totalmente digital para professores, também promove ações lúdicas de educação nas escolas cujos índices de sinistralidade aos redores são altos com vistas à melhoria do trânsito e à preservação da vida.
Este ano, os órgãos e entidades de trânsito trabalharam juntos em prol da paz no trânsito e a proposta para 2025 é um pouco mais ambiciosa: reduzir os limites de velocidade para priorizar a segurança.
De acordo com a OMS, uma redução de até 5% na velocidade média pode resultar em 30% menos casos de fatalidade nas vias. A agência também aponta que quanto mais rápido um veículo estiver trafegando, maior será o impacto e a gravidade do sinistro de trânsito.
Respeitar os limites de velocidade no trânsito é mais do que apenas uma obrigação legal, é um compromisso com a segurança de todos os usuários das vias e com a vida. Ao dirigir dentro dos limites estabelecidos, contribuímos com um trânsito mais eficiente, sustentável e preservamos a vida.
Então, em 2025, comece fazendo diferente, desacelere. Seu bem maior é a vida.
Boas festas!
Paz no trânsito começa por você!
Fonte: DNIT