Com a presença do presidente da FETCEMG, primeiro caminhão movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido no Brasil é apresentado no Ministério dos Transportes
O presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa (à esquerda) acompanhou o evento.
Buscar alternativas mais sustentáveis e com menos emissões de dióxido de carbono (CO2) para o setor de transportes no país é uma das prioridades do Governo Federal. Nesta terça-feira (13), o ministro dos Transportes, Renan Filho, participou da apresentação do primeiro caminhão movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) produzido no Brasil. O presidente da FETCEMG e da Transpedrosa, Sérgio Pedrosa, participou do evento, realizado em Brasília (DF).
O modelo, um veículo 460 CV 6x2, pode reduzir a emissão de CO2 em até 28% em comparação com o óleo diesel e é considerado uma espécie de transição para outras fontes renováveis, como a biomassa ou o hidrogênio.
“Nós estamos estimulando a criação de corredores verdes no Brasil a fim de reduzir a emissão de carbono. É uma agenda que o presidente Lula defende e a gente precisa cada vez mais estar conectado com esse movimento de transição energética", ressalta o ministro Renan Filho.
Um dos desafios da utilização de caminhões movidos a GNL no país é a implantação de pontos de abastecimento. De acordo com o fundador da Virtu GNL-Brasil, José de Moura Júnior, a previsão é implantar nos próximos meses duas Centrais de Descarbonização Rodoviárias (postos de abastecimento a gás natural, gás natural liquefeito e outros combustíveis sustentáveis) no Maranhão: uma em Balsas e outra em Santo Antônio dos Lopes, em corredores logísticos que levam ao Porto de Itaqui.
“O mais importante é que as empresas que precisam distribuir os seus produtos e estão conectadas a uma agenda de descarbonização vão ter condições de contratar uma frota de caminhões a GNL, o que vai ajudá-las a cumprir os seus compromissos ambientais”, explicou o ministro dos Transportes.
Participaram da demonstração do caminhão movidos a GNL o secretário executivo da pasta, George Santoro, o secretário de Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, representantes da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, além de outras autoridades.
Regulação
Os modelos de tanque para veículos de carga movidos a GNL necessitam que a composição tenha uma medida maior do que a que estava estabelecida pela legislação brasileira. Por isso, em agosto de 2023, a empresa GNL-Brasil submeteu um pedido ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ampliar o comprimento total permitido para caminhão-trator com semirreboque de 18,6 metros para 19,3 metros.
No dia 3 de abril de 2024, o Contran aprovou a Resolução nº 1.005, autorizando a circulação de veículos articulados do tipo semirreboque com comprimento máximo de 19,3 metros. Essa mudança resultou em um aumento de 7,14% no volume de carga transportada por veículo, o que, por sua vez, levou a uma redução de até 7,4% na quantidade de veículos nas rodovias.
Com menos veículos circulando, há uma diminuição significativa na emissão de CO2, contribuindo diretamente para a descarbonização do transporte rodoviário. Além disso, a ampliação das dimensões dos veículos não compromete a estrutura viária, o que contribui para a sustentabilidade e eficiência do transporte.
Sobre o Gás Natural Liquefeito
O Gás Natural Liquefeito (GNL) é produzido a partir do resfriamento do gás natural à temperatura de aproximadamente -160 ºC. Esse processo faz com que seu volume seja reduzido em cerca de 600 vezes e permite o armazenamento de maior quantidade de gás em um espaço menor, o que viabiliza o transporte do energético para longas distâncias. A autonomia do caminhão é de cerca de 1,2 mil quilômetros com um tanque de GNL, contra 300 quilômetros, em média, nos tanques de Gás Natural Veicular (GNV).
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
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