Junho Verde: Ações que transformam


Fetcemg e Setcemg comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente durante este mês com a campanha Junho Verde: ações que transformam.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido durante a Conferência de Estocolmo de 1972 e passou a ser comemorado todo dia 5 de junho.

A Fetcemg e o Setcemg aproveitam as comemorações para realizar e incentivar ações de sustentabilidade no setor de transporte durante todo o mês.

Neste ano, as entidades tiveram o apoio de duas associadas do Setcemg – a Confins Transportes e a Candiotto Transportes – para realizar o Junho Verde. “Dessa vez, resolvemos inovar e promover o nosso Junho Verde de forma “itinerante”. A Candiotto e a Confins aceitaram o desafio e irão sediar nossos eventos”, explica a gerente de Comunicação das entidades, Helena Costa.

O Sindicato e a Federação irão até as duas empresas para a realizar a palestra "Reciclar: pequenos hábitos para grandes mudanças" e também proporcionar um intercâmbio entre as transportadoras, como forma de trocar experiências na luta por um meio ambiente cada vez melhor para todos.

O foco da campanha é a discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente e as ações que todos podem fazer em busca de um meio ambiente de qualidade.

 

Programação Junho Verde

13 de Junho - Candiotto

10h - palestra "Reciclar: pequenos hábitos para grandes mudanças" com Juliana de Oliveira Soares, assessora Jurídico-Ambiental do Setcemg/Fetcemg

10h40 - Apresentação do Programa Despoluir

10h50 - Apresentação de boas práticas

Local: Candiotto Transportes

 

Dia 20 de Junho - Confins

8h30 - palestra "Reciclar: pequenos hábitos para grandes mudanças" com Juliana de Oliveira Soares, assessora Jurídico-Ambiental do Setcemg/Fetcemg

9h10 - Apresentação do Programa Despoluir

9h20 - Apresentação de boas práticas

Local: Confins Transportes

 

Dicas de preservação do meio ambiente no transporte

O Junho Verde é uma iniciativa do Setcemg, com a parceria da Fetcemg, e visa celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente e difundir a ideia da sustentabilidade ambiental no transporte rodoviário de cargas (TRC), oferecendo informações aos empresários para as questões ambientais e suas obrigações legais.

Uma ação focada na preservação do meio ambiente e que pode ser feita dentro das transportadoras com grande engajamento da equipe é a coleta seletiva do lixo, um importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.

É por meio dela que se recuperam matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza.

Outra medida que pode ser implantada dentro da sua empresa é o reuso de água. A medida, além e ajudar a diminuir o uso de água potável, ainda gera economia para as empresas, que diminuem o seu gasto com água. O reuso é o processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente. Neste processo, pode haver ou não um tratamento da água, dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada.

Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas e para a sociedade em geral.

Outra ação que pode ser adotada pelas empresas associadas aos Sindicatos filiados à Fetcemg é a realização da aferição da sua frota por meio do programa Despoluir, que consegue reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores (fontes móveis), por meio da busca de limites mínimos de emissão de fumaça preta.

A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível, e dá indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando um melhor nível de eficácia energética. Além a proteção do meio ambiente, a menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um melhor desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos.