Nossa História

 

 

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (FETCEMG) foi fundada em 13 de dezembro de 1988, após um movimento nacional de reorganização sindical que visava criar um sistema próprio do Transporte Rodoviário de Cargas, até então vinculado ao da Indústria. A primeira diretoria foi presidida por Vicente Costa, que esteve à frente dessa iniciativa.

Nos primeiros anos de atuação, a FETCEMG recebeu integral apoio do então Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (SETCEMG), hoje Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais, que cedeu espaço para o funcionamento da Federação e garantiu recursos financeiros até sua independência econômica.

Atualmente, participa da FETCEMG oito sindicatos filiados – SETCEMG, SETTRIM, SETCJF, SETSUL, SINDIPESA, SETCOM, SINDEECO e SINDINOR, localizados em regiões estratégicas do estado, abrangendo aproximadamente 25 mil empresas de transporte detentoras de mais de 110 mil veículos e gerando cerca de 150 mil empregos diretos. Os recursos da entidade são oriundos dos repasses da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e das contribuições dos Sindicatos Filiados.

__________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________

NOSSO ESTATUTO

 

 

Em seu estatuto, além de informações como as prerrogativas da entidade e os direitos e deveres dos Sindicatos filiados, a FETCEMG apresenta, de forma clara, a sua estrutura e funcionamento organizacional.

Texto alternativo

Acesse aqui