Despoluir

Com o mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade socioambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Ciente dessa demanda, a FETCEMG é a gestora do DESPOLUIR - Programa Ambiental do Transporte, no setor de transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais.

O DESPOLUIR é o programa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o SEST SENAT, que desenvolve, desde 2007, atividades práticas que visam solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,3 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

O Programa é destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. Desde sua implantação, o DESPOLUIR trabalha para criar uma nova cultura no setor de transporte, incentivando as ações dos transportadores e seus colaboradores de corresponsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado.

Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional das empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

 

AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL

Uma das ações do DESPOLUIR é o controle das emissões de poluentes, proporcionando a melhoria da qualidade do ar e o uso racional dos combustíveis.

Nesse trabalho, a FETCEMG conta com seis unidades móveis de avaliação veicular equipadas com opacímetros e outros instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel. Nossos técnicos são capacitados para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.

Com a aferição dos veículos, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores, por meio da busca de limites mínimos de emissão. A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível, e dá indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando um melhor nível de eficácia energética. Com isso, tem-se uma diminuição de poluentes emitidos para a atmosfera.

O trabalho de aferição realizado pela FETCEMG é GRATUITO para todas as empresas associadas aos nossos Sindicatos filiados. Os interessados poderão entrar em contato com a coordenadora do Programa da Federação, Amália Pedrosa, em Belo Horizonte, pelo e-mail despoluir@fetcemg.org.brpelo telefone (31) 3889-0397 ou também pelo formulário abaixo. 

A FETCEMG possui três unidades móveis em Belo Horizonte e região, uma em Uberlândia, uma em Juiz de Fora e uma em Poços de Caldas.

SELO DESPOLUIR

O veículo que estiver dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo DESPOLUIR, que é nacionalmente reconhecido e atende à legislação ambiental vigente, como a Resolução Nº 418/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Instrução Normativa Nº 6/2010 do Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O selo é reconhecido também pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abquim) em processos de certificação e pelo Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq).

 

MELHOR AR - PRÊMIO FETCEMG DE QUALIDADE DO AR

Com o objetivo de homenagear e incentivar as empresas ambientalmente responsáveis que monitoram a emissão de poluentes de suas frotas, a FETCEMG criou, em 2009, o Melhor Ar – Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar. A premiação é uma das ações da Federação para incentivar o controle da qualidade do combustível consumido, a regulagem do motor e a economia do diesel. Em todas as edições, a premiação já premiou mais de 220 empresas.

Empresas transportadoras de carga associadas aos sindicatos filiados à FETCEMG - SETCEMG, SETTRIM, SETCJF, SETSUL, SINDINOR e SETCOM - e participantes do DESPOLUIR, que atendem a uma série de requisitos são o público-alvo do prêmio.