Despoluir

   

A FETCEMG é a gestora do DESPOLUIR - Programa Ambiental do Transporte, no setor de transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais.

O Programa foi criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e SEST SENAT em 2007 como uma das formas de mitigar o impacto causado pelo setor ao meio ambiente.

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade socioambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. O Programa é destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Desde sua implantação, o DESPOLUIR trabalha para criar uma nova cultura no setor de transportes, incentivando as ações dos transportadores e seus colaboradores de corresponsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado.

Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional das empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

 

Avaliação Veicular Ambiental

Uma das ações do DESPOLUIR é o controle das emissões de poluentes trazendo como consequência a melhoria da qualidade do ar e o uso racional dos combustíveis.

Nesse trabalho, a FETCEMG conta com cinco unidades móveis de avaliação veicular equipada com um opacímetros e os instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel e com técnicos capacitados para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.

Com a aferição dos veículos, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores (fontes móveis), através da busca de limites mínimos de emissão. A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível, e dá indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando um melhor nível de eficácia energética. Com isso, tem-se uma diminuição de poluentes emitidos para a atmosfera. A diminuição de poluentes torna o ar mais limpo e o meio ambiente é menos pressionado na extração de matéria – prima. A menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um melhor desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos.

O trabalho de aferição realizado pela FETCEMG é gratuito para todas as empresas associadas aos seus sindicatos filiados. Os interessados poderão entrar em contato com a coordenadora do Programa da Federação, Marta Gusmão, em Belo Horizonte, pelo e-mail despoluir@fetcemg.org.br ou pelo telefone (31) 3490-0330.

A FETCEMG possui duas unidades móveis em Belo Horizonte, uma em Uberlândia, uma em Juiz de Fora e uma em Poços de Caldas.

 

   

Selo Despoluir

O veículo que estiver dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo DESPOLUIR, que é nacionalmente reconhecido e atende à legislação ambiental vigente, como a Resolução Nº 418/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Instrução Normativa Nº 6/2010 do Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O selo é reconhecido também pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abquim) em processos de certificação e pelo Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq).

       
   

Melhor Ar - Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar

Com o objetivo de homenagear e incentivar as empresas ambientalmente responsáveis que monitoram a emissão de poluentes de suas frotas, preocupando-se com a melhoria da qualidade do ar e com o uso racional do combustível, a FETCEMG criou, em 2009, o Melhor Ar – Prêmio FETCEMG de Qualidade do Ar.

A premiação é uma das ações da Federação para incentivar o controle da qualidade do combustível consumido, a regulagem do motor e a economia do diesel. Até 2016, a premiação completou oito edições e já premiou mais de 30 empresas.

 

Confira os locais onde a Federação possui unidades móveis do DESPOLUIR. Se a sua empresa estiver fora dessas áreas, não se preocupe. Entre em contato com a FETCEMG que a entidade entrará em contato para uma visita na sua empresa.

Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (FETCEMG)

Contato: despoluir@fetcemg.org.br

Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Juiz de Fora (SETCJF)

Contato: gerencia@setcjf.org.br

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Sul de Minas (SETSUL)

Contato: setsul@pocos-net.com.br

Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Triângulo MIneiro (SETTRIM)

Contato: settrim@settrim.org.br