UNIÃO PELA CATEGORIA


 

Lideranças do setor de transporte, parlamentares, autoridades governamentais e empresários do setor reuniram-se na última semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, no XVII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Em meio a um cenário conturbado para a política nacional, a Câmara, por meio da Comissão de Viação e Transportes, abriu espaço para o debate de temas de extrema importância para o País no que diz respeito ao setor: o marco regulatório do TRC e a reforma trabalhista.

Atividade responsável pelo abastecimento das cidades e pilar fundamental da economia, o transporte vive uma busca constante por segurança jurídica aos empresários, trabalhadores e autônomos, além do fortalecimento da atividade empresarial e valorização da categoria.

Entre as principais propostas defendidas pelo setor com o marco regulatório estão a possibilidade de flexibilização da jornada dos motoristas conforme as peculiaridades da atividade, a liberdade na contratação do frete e exclusividade na contratação de seguro para a proteção da responsabilidade do transportador, além de regras claras para a fiscalização das normas relativas ao tempo de direção que visam garantir maior segurança no trânsito. O marco regulatório é essencial para garantir a redução do custo Brasil e para que os prejuízos do setor sejam minimizados.

Outro tema debatido, a reforma trabalhista, é esperada por muitos brasileiros. Hoje, o Brasil possui mais de 14 milhões de pessoas desempregadas. Com uma economia estagnada e um conjunto de regras concebido na década de 1940, a revisão da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) se faz necessária para que seja possível gerar mais empregos, criando incentivos ao empreendedorismo.

O debate destes temas tão fundamentais neste momento do país demonstra a força e a união do setor. Esse foi mais um passo à frente nessa caminhada, que culminará, se tudo der certo, em melhorias importantes para todos. E que o Brasil volte a crescer.

Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais