Um desafio que podemos superar


O ano de 2017 terminou com claros sinais de recuperação econômica do nosso país, o que evidentemente é muito bom. Não podemos nos esquecer, entretanto, do grande estrago que a chamada crise causou no nosso setor, com especial relevância para a brutal queda no nível tarifário das empresas. 

O nosso desafio agora será o de empunhar a bandeira da recuperação tarifária, base primordial, sem qual será impossível reparar os grandes danos que o vendaval de uma economia em frangalhos nos legou. 

É inegável que, apesar de tudo, em razão de um trabalho intenso forjado pela garra de nossas lideranças pela união que se formou em torno de alguns temas fundamentais, conseguimos obter importantes vitórias no que diz respeito ao aperfeiçoamento da legislação. É fato também que ainda há ainda um caminho árduo a percorrer e ele será percorrido.

Mas, alerto: de nada servirão as conquistas passadas e futuras se não pudermos estruturar nossas empresas de maneira consistente. E essa tarefa começa justamente por uma política tarifária adequada, lastreada em bases técnicas que nos deem o necessário equilíbrio financeiro para que possamos manter a saúde econômica dos nossos negócios. Sem isso, todo esforço que se fizer será vão. 

É por essas razões que mais uma vez, convido a todos os empresários, profissionais e lideranças para que juntos empunhemos essa bandeira. E o CONET&INTERSINDICAL que será realizado em Natal/RN, entre 1 e 4 de fevereiro próximo, representa a melhor e mais oportuna ocasião para debatermos, à luz do conhecimento dos dados que serão apresentados, o caminho mais adequado a seguir.

De maneira enfática convoco os jovens empresários de todo o Brasil para que, sob o abrigo da COMJOVEM, ajudem-nos com seu dinamismo, arrojo e preparo, nessa árdua batalha.

Não é, reconheço, um desafio fácil. Sei das dificuldades, as reais e também as velhas desculpas de sempre, mas é nosso dever ser implacáveis na decisão de superá-lo. Quem obteve tantas conquistas, inclusive mais recentemente, pode chegar a essa também.

Por isso, se você ainda não garantiu a sua inscrição, não deixe de fazê-lo o mais rápido possível. O seu setor precisa da sua participação. Pelo portal da NTC (www.portalntc.org.br), pode-se acessar todas as informações necessárias.

Então, até Natal!



JOSÉ HÉLIO FERNANDES - Presidente da NTC&Logística