Tombamento de cargas: perigo evitável


O setor do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é um dos que mais evolui no Brasil. Vivemos um momento de regulamentação e recentemente tivemos um ganho imensurável com iniciativas como a Lei do Motorista (12.619/12), o fim da carta-frete e o surgimento de novas tecnologias como o diesel S50, um combustível menos poluente e mais econômico.

Apesar dessa evolução, vários pontos são preocupantes: o mal acondicionamento de cargas, somado às péssimas condições das nossas rodovias, excesso da jornada de trabalho e imprudência ao volante. Além disso, a idade média da frota de caminhões é muito antiga: estava em 17,6 anos, segundo pesquisa realizada em 2011 pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Com esses fatores, nos deparamos com um número cada vez maior de acidentes, de perdas para os empresários e, o mais importante, de vidas.

A malha rodoviária do país precisa melhorar muito. O Brasil possui 1,7 milhão de quilômetros de estradas, sendo que somente 200 mil quilômetros são pavimentados. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2012 revela que 62,7% dos principais trechos das rodovias brasileiras apresentam algum tipo problema, e por isso recebem a classificação de péssimo (9,0%), ruim (20,3%) ou regular (33,4%).

Enquanto a quantidade de cargas circulando nas rodovias tem crescido a cada dia, o volume de investimentos destinado à melhoria das estradas brasileiras continua aquém do necessário. Esse quadro faz com que o investimento em segurança seja ainda mais importante.

Possuímos uma frota de aproximadamente 1,8 milhão de caminhões em atividade, sendo um absurdo pensar, que, diante desse número tão alto, ainda não possuímos uma legislação específica para a questão de acondicionamento da carga. Soma-se a essa questão a falta de preparação de grande parte dos motoristas.

É urgente a necessidade de os órgãos públicos adotarem normas com conhecimento técnico para padronizar essa questão e o setor está atento a esse problema. Entidades como o Sest Senat e o próprio Setcemg têm atuado fortemente na qualificação de motoristas e demais profissionais do TRC.

Em 2012, o sindicato apoiou o lançamento do livro Amarração de Cargas (Ampla Editora, 2012) do engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, que apresenta as técnicas corretas para que a carga não tombe ou escorregue. Agora, em 2013, trazemos o especialista para o inédito curso “Amarração de Cargas”, a ser ministrado na próxima quarta-feira, dia 20. Juntamente com o material didático, os inscritos receberão um exemplar do livro.

Vemos como uma grande oportunidade de aquisição do correto entendimento dos conceitos teóricos e práticos da amarração de cargas com segurança, e fazemos esse convite aos transportadores para que participem e nos ajudem a difundir a ideia de que operar de forma segura é o primeiro passo para o crescimento da nossa atividade.

Para mais informações sobre o treinamento, entre em contato com o Setcemg, no telefone (31) 3490-0330 ou mande um e-mail para treinamento@setcemg.org.br.

Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais