SEST SENAT na Semana Nacional do Trânsito


Cada dia mais o trânsito nas grandes cidades está mais cheios de veículos automotores. Baseando-se nas ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definida pela ONU para o período de 2011 a 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotou para o ano de 2012 a questão da velocidade no trânsito como prioritária para se trabalhar a Semana Nacional de Trânsito.

Adotando esse conceito, foi lançada ontem, 18 de setembro, na Praça da Estação em Belo Horizonte, a Semana Nacional do Trânsito 2012, com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”. O principal foco da campanha este ano é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados os mais vulneráveis aos acidentes de trânsito.

A FETCEMG participou do evento, através das ações realizadas pelo SEST SENAT Belo Horizonte, unidade Jardim Vitória. Quem passou pela Praça durante todo o dia de ontem pode aferir sua pressão, receber orientações sobre saúde bucal, além de aproveitar uma rápida massagem.

Folhetos educativos sobre a nova lei do motorista também foram entregues no local. Quem participou também recebeu um brinde, composto por folders e camiseta do evento.

Para Lina Biccas Araujo, coordenadora do SEST Jardim Vitória, o evento foi uma ótima oportunidade de divulgar diversas visões sobre um mesmo tema. “Esse evento, em uma visão panorâmica, foi muito interessante porque envolveram vários segmentos, como SEST SENAT, polícia, CENTEC, vários órgãos ligados ao transporte. Foram várias visões e várias vertentes discutidas no mesmo ambiente”, explica.

Simulação de atendimento de vítimas de acidente, jogos educativos, filmes, exibição de equipamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, orientações sobre uso de equipamentos de segurança, esquetes de teatro e esclarecimentos sobre manutenção do veículo foram alguma das atividades realizadas com o objetivo de trabalhar e divulgar diversas maneiras e informações de como promover a redução de acidentes de trânsito.