Sest Senat desenvolve ações para Dia Mundial da Saúde


Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07de abril, o Sest Senat desenvolveu em todo estado ações em prol de uma vida saudável e a prática de atividades físicas.

Criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde – OMS, o Dia Mundial da Saúde pretende manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, além de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Patos de Minas

Nos dias 05 e 06 de abril, o Sest Senat realizou o programa “Vida Saudável: Corpo em Movimento”, com atividades dirigidas pelo educador físico da unidade, Octavio Silva, enfatizando a importância do “alongamento” para a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal. A atividade prepara o corpo para a atividade e ajuda a evitar riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações, além de proporcionar uma postura correta durante a execução de movimentos, mantendo a respiração lenta e profunda, visando melhores resultados. Ainda no dia 06, foi feita uma oficina de Artes Cênicas.

Mas as ações não param por aí. Até o dia 16, a unidade oferece atividades para os funcionários e comunidade.

Nos dias 08, 09 e 12, acontecerá a “Caminhada Orientada”, com um momento para o alongamento. No dia 10, será a vez do “Comandos de Saúde nas Rodovias”, em parceria com Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF). Já no dia 16, dicas de saúde da voz e qualidade de vida e uma apresentação do Coral “Vozes Patenses”, do Projeto VOZES Sest Senat, encerrarão o evento.

Poços de Caldas

No dia 07, a unidade do Sest Senat realizou o Projeto “Esporte Vivo”, incentivando a prática de atividade física e os cuidados da saúde. Vôlei, futebol e natação foram algumas das novidades. A população também pode contar aferição gratuita de pressão e avaliação do Índice de Relação Cintura Quadril (IRQC), popularmente conhecido como índice de circunferência abdominal. Essa medição é de grande importância para verificar a possibilidade de riscos de doenças cardiovasculares.

Já no dia 09 de abril, o promotor de esporte e lazer, Stefano Tesolin, a psicóloga, Ligia Mesquita, e o instrutor do Sest, Thiago Augusto Silva, levaram informações sobre o combate à hipertensão arterial na Vic Logística, por meio de uma palestra que abordou os aspectos físicos e psicológicos, como estresse. Ao final, foi realizada a aferição arterial e feita a entrega de brindes para os presentes.

Três Pontas

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, o Sest Senat da cidade realizou, sob a orientação do fisioterapeuta Marcos Silésio Amorim Carvalho, uma ginástica laboral para todos os funcionários e alguns clientes no pátio da unidade. Foram dadas dicas de ergonomia e da importância da atividade física para a saúde. Alongamento, exercício para a postura, exercício aeróbico e caminhada fizeram parte das atividades.

Uberlândia

No dia Mundial da Atividade Física foi realizado ações de esclarecimento sobre a importância daprática de atividade física no dia-a-dia, orientação de como, quando, e a forma mais adequada para realizar a atividade física. Durante o evento, foi distribuído panfletos.

Teófilo Otoni

No últio dia 06 de abril, sábado, foram realizadas várias atividades lúdicas e de conscientização aos trabalhadores do transporte e da comunidade em geral em relação à prática de atividade física e cuidados com a saúde. Uma caminhada matinal pelas principais ruas da cidade deu início Às ações, que continuaram na Praça Tiradentes, onde foram realizadasaferição de pressão, apresentações de danças com os idosos dos creas, cras e psf, ginástica laboral, entrega de brindes, entre outras.

Juiz de Fora

No domingo, 07 de abril, mais de 300 pessoas compareceram à unidade para participar das atividades oferecidas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Com o tema “Os Trabalhadores do Transporte Unidos contra a Hipertensão”, os presentes fizeram aferição de pressão, teste de glicose e índice de massa corporal e aplicação de flúor. A programação contou ainda com alongamentos e caminhadas, amistoso de futebol society e campeonato de natação. Jogos de mesa, da recreação na cama elástica e distribuição de pipoca e algodão doce também fizeram parte da programação.

Divinólolis

AUnidade do Sest Senat de Divinópolis realizou várias atividades: cursos para motoristas e para a comunidade, consultas odontológicas ou médicas. Técnicas de alongamento, relaxamento e ginástica aeróbica foram ensinadas para os funcionários. As atividades foram ministradas pelo promotor de esporte e lazer da unidade, Wesley de Oliveira.

Evento em Patos de Minas

Evento em Poços de Caldas

Evento em Três Pontas

Evento em Uberlândia

Evento em Teófilo Otoni

Evento em Juiz de Fora

Evento de Divinópolis