RNTRC: placas com final 5 e 6


Proprietários de veículos com final de placa 5 e 6 têm até o fim do mês para realizar o recadastramento no RNTRC.

rntrc

Atenção, transportador!

Veículos com final de placa 5 e 6 que teriam o vencimento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) entre 2017 e 2020 devem ser recadastrados até a próxima sexta-feira, dia 31 de março. A determinação se deve à resolução 4.799, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2015, norma que atualizou os procedimentos para inscrição e manutenção no Registro. 

Segundo o calendário da ANTT, veículos com final de placa 7 e 8 devem realizar o procedimento até 31 de abril e, por fim, aqueles que a placa termina em 9 e 0, até 31 de maio. Os demais veículos (com placas terminadas de 1 a 4) que ainda não fizeram o recadastramento devem providenciá-lo o quanto antes. 

Conforme a ANTT, dos quase 684 mil transportadores que precisam atualizar o RNTRC, apenas 265 mil, o equivalente a 38%, se recadastraram

Para atualizar o registro, o transportador deve acessar o site rntrc.antt.gov.br, onde é possível verificar o calendário, os documentos necessários e os pontos de atendimento. Quem perdeu o prazo ainda pode regularizar o registro, sem ser penalizado por isso. No entanto, deve fazer isso logo, porque quem não está com o RNTRC em dia fica inabilitado para fazer o transporte de cargas. Se for flagrado pela fiscalização, está sujeito a multa de R$ 1 mil.

 

Os sindicatos filiados à Fetcemg são pontos de atendimento do RNTRC em Minas Gerais. Para saber o mais próximo de você, entre em contato com a Federação pelo telefone (31) 3490-0330 ou pelo e-mail rntrc@fetcemg.org.br.