Prêmio CNT de Jornalismo 2018 define finalistas


Estão definidos os 30 finalistas da 25ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. Os trabalhos inscritos foram validados pela Comissão Organizadora e avaliados por um grupo de pré-selecionadores, formado por cinco jornalistas com atuação acadêmica. Cada uma das seis categorias – Impresso, Internet, Televisão, Rádio, Meio Ambiente e Transporte, Fotografia – tem cinco finalistas, que, a partir de agora, serão avaliados pela Comissão Julgadora do prêmio, composta por jornalistas com larga experiência na imprensa e por um especialista em transporte.

Neste ano, foram convidados a compor o corpo de jurados: Carlos Etchichury, editor-chefe do jornal Zero Hora; Tatiana Vasconcelos, âncora da Rádio CBN; Sonia Blota, repórter da TV Bandeirantes; Carla Jimenez, diretora de redação do jornal El Pais no Brasil; e Márcio de Almeida D´Agosto, doutor em engenharia de transportes e professor do Programa de Engenharia de Transporte da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio CNT de Jornalismo no valor de R$ 60 mil. Os ganhadores das demais categorias recebem, cada um, R$ 35 mil. O resultado final será divulgado no final de novembro, e a entrega da premiação será no dia 5 de dezembro, em Brasília.

Seleção

As reportagens e fotografias são avaliadas considerando aspectos como relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade/originalidade; e atualidade dos temas.

A seleção – que prima pelo rigor e pela isenção – é feita em três etapas: na primeira, é verificado o cumprimento dos requisitos exigidos no regulamento. Na segunda, os pré-selecionadores definem os cinco finalistas em cada categoria. Por fim, a Comissão Julgadora seleciona as reportagens vencedoras.

Veja a lista com os finalistas no site da CNT.

Fonte: Agência CNT