PAINEL DO TRANSPORTE - AS REFORMAS NÃO PODEM PARAR


 

A crise política que eclodiu no último mês tem peculiaridades que ainda não foram completamente explicadas e entendidas. Mas o certo é que ela perturbou gravemente o quadro político e a governabilidade; paralisou o Congresso Nacional e lançou sérias dúvidas sobre a continuidade das reformas, que estavam bem encaminhadas.

Entidades e lideranças que representam o setor empresarial do Transporte de Cargas e Logística de nosso país desejam, mais que tudo, a rápida superação dessa crise, sem prejuízo da apuração, na forma da Lei, de possíveis ilícitos, seguida da punição dos culpados. Isso exige moderação, equilíbrio e prudência por parte de todos os envolvidos e o estrito cumprimento da Constituição. As nossas instituições são, mais uma vez, postas à prova.

A economia brasileira, que já vinha apresentando tímidos sinais de recuperação, mergulha novamente em incertezas, como demonstra a grande volatilidade dos mercados de câmbio e de capitais nos últimos dias. Disso pode decorrer adiamento de investimentos e novo ciclo de recessão e desemprego. Uma lástima. O país real não aguenta mais essa frustração.

A sociedade espera da classe política respostas rápidas e eficazes, para que retornemos à normalidade, possibilitando que a agenda das grandes reformas possa ser retomada e o Brasil volte a crescer e a ser motivo de orgulho para o seu povo.

 

José Hélio Fernandes, presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística