Capacitações do SEST SENAT estimulam redução de custos e promovem a sustentabilidade do transporte


 

Ao treinar profissionais do transporte, o SEST SENAT estimula a redução de custos nas empresas. Os cursos que visam à condução econômica ensinam os motoristas a reduzirem o consumo de diesel e também os gastos com manutenção. 

Conforme a Sondagem CNT de Eficiência Energética, estudo realizado em 2015 pela Confederação Nacional de Transporte, o treinamento de motoristas de caminhão pode gerar 12% ou mais de economia de diesel. Essa redução torna-se ainda mais significativa ao se considerar que o diesel é o principal insumo do setor. O gasto com combustível representa cerca de 30% a 40% do custo operacional do transporte rodoviário de cargas.

Além disso, a gratuidade dos treinamentos oferecidos pelo SEST SENAT traz benefícios para as empresas e para os transportadores autônomos.

Na Expresso Nepomuceno - que atua no transporte de cargas, tem sede em Minas Gerais e mais de 3.700 funcionários, os empregados, sobretudo da unidade de Lavras, utilizam de forma constante os serviços do SEST SENAT. “O RH divulga semanalmente as agendas de cursos e de atividades esportivas e culturais. A adesão é grande, principalmente em relação aos cursos a distância”, afirma o gerente nacional de vendas, Jefferson Caburon. Os treinamentos presenciais também são procurados. 

“Os cursos melhoram o nível de serviço da operação e do atendimento ao cliente”, ressalta. Outra vantagem, segundo Caburon, é a qualificação para além da função exercida na empresa. “A pessoa leva o aprendizado para a vida, para os trabalhos futuros e pode crescer na carreira. O SEST SENAT acaba tendo uma responsabilidade de democratização do conhecimento”, pondera. 

Os funcionários da Expresso Nepomuceno também utilizam os serviços de saúde oferecidos pela instituição, como nutrição, psicologia, odontologia, além das atividades de natação e de hidroginástica. “Isso representa um ganho indireto para a empresa porque reflete no desempenho dos profissionais. Pessoas mais dispostas e com o lado emocional estável adoecem menos. Ganhamos com isso”, conclui Caburon.

despoluir_ss.jpg

Despoluir realiza mais de 2 milhões de avaliações veiculares

 
Para melhorar a qualidade do ar e reduzir os efeitos danosos da poluição à saúde da população, o SEST SENAT, em parceria com a CNT, desenvolve o Despoluir, que, no mês de julho, completou dez anos. O programa incentiva transportadores e outros trabalhadores do setor a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos das emissões na natureza e na qualidade de vida da sociedade. Até agosto, o programa contabilizou mais de 2 milhões de avaliações veiculares ambientais, que medem o nível de emissões de caminhões e ônibus. 

Para o coordenador do laboratório de transportes de carga da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Márcio D’agosto, o Despoluir pode ser visto como uma bússola no processo de redução de emissões. “Só por meio da medição podemos saber o percentual de veículos que emitem poluentes dentro e fora dos limites previstos, e, a partir daí, adotar medidas imediatas”, pondera. 

Segundo o pesquisador, o programa é essencial para que tomadores de decisão tenham ciência dos problemas e definam soluções. “As pessoas precisam saber que, queimando combustíveis fósseis, geram gases de efeito estufa responsáveis por problemas como aquecimento global, furacões e mudanças climáticas. A queima de combustíveis também causa problemas na saúde da população e dos animais.” 

O professor avalia que o SEST SENAT representa um fator decisivo no processo de preservação do meio ambiente porque, além do Despoluir, oferece cursos que ensinam formas sustentáveis de direção e que contribuem para a redução do consumo de diesel.  “Os condutores que passam por esses treinamentos reduzem consumo e os custos das empresas. É bom para o bolso, para o meio ambiente e para a saúde da população”, avalia.  

educacao_sestsenat.jpg

Novos cursos para a eficiência energética


Além disso, está em desenvolvimento o Programa Nacional de Eficiência Energética, realizado pela CNT e pelo SEST SENAT. Por meio dele, serão oferecidos, nas Unidades, novos cursos voltados à eficiência energética no transporte. Essas capacitações contarão com certificados reconhecidos internacionalmente e terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas.

A novidade é resultado de uma cooperação firmada pelas duas entidades com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Leia as outras reportagens da série "Transformar vidas. Essa é a nossa missão.":

 
Fonte: Sest Senat