Novembro Azul: agora é a vez dos homens


A Fetcemg apoia a campanha Novembro Azul e orientam sobre o combate ao câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estimam-se 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019 no Brasil.

Mas o que é o câncer de próstata? Este tipo de câncer nada mais é que uma multiplicação desordenada de células da próstata, que, se diagnosticado precocemente, pode ser curado, chegando a 90% quando a doença está em estágio inicial. Mas nesta fase não há sintomas, o que dificulta o diagnóstico.

Quando já está em fase avançada, o câncer de próstata apresenta alguns sintomas, como dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. O tratamento vai depender do estágio da doença.

O tratamento mais comum é a prostatectomia radical, que consiste na retirada da próstata, das vesículas seminais e linfadenectomia ilíaco-obturadora bilateral. A linfadenectomia estendida está indicada para pacientes considerados de risco intermediário e alto.

Entre as pessoas mais propensas a desenvolverem a doença estão aqueles que possuem casos na família (pai, irmão e tio), homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer, obesidade, sedentarismo, má alimentação, taxas de estrogênio, nível de poluição ambiental, assim como contato com derivados de borracha e substâncias como ferro, cromo, chumbo e cádmio.

A principal maneira de combater o câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mas a principal barreira para diagnosticar e tratar a doença, ainda é o preconceito.

Isso porque uma das maneiras de diagnosticar a doença é através do exame de toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, é recomendado que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre este exame, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, por exemplo. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados com este exame.

O homem precisa se orientar também sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), que mede a concentração dessas partículas no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas e estar com os exames em dia contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

Novembro Azul: A Fetcemg apoia esse movimento!