Nova política de preços da Petrobras prejudica transportadores


A atual política de aumento dos combustíveis impacta fortemente o custo do transporte. O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, afirma que a entidade avalia medidas em relação ao tema. Representantes da NTC participaram de reunião na Petrobras, na sexta passada para discutir a pauta.

Tendo em vista este cenário, o Setcemg lançou uma campanha para orientar as transportadoras sobre os impactos causados pelos reajustes do diesel e sugere cautela nas negociações de contratos neste período de retomada do crescimento.

A nova política de preços da Petrobras, que entrou em vigor em julho de 2017 e permite à empresa realizar ajustes diários nos preços de venda dos combustíveis das refinarias às distribuidoras, está causando impactos ao setor transportador. Com a nova variação, que passa a vigorar nesta quinta-feira (21) – alta de 0,7% – o óleo diesel acumula alta de 12% no preço médio cobrado das distribuidoras. O valor médio ao consumidor final saiu de R$ 2,97 em julho para R$ 3,30 na primeira quinzena de dezembro. Com o novo reajuste anunciado, o custo operacional do transportador aumentará ainda mais.

O presidente da CNT, Clésio Andrade, afirma que a entidade está avaliando medidas que poderão ser tomadas. Segundo ele, “o modo com que a Petrobras reajusta preços dos combustíveis, principalmente óleo diesel, está sufocando o transportador brasileiro”. “É um grande absurdo e o pior é que isso afeta quem faz circular a economia brasileira, que é o transporte de pessoas e de bens. Toda a economia está sendo prejudicada. Vamos adotar as medidas necessárias para resolver essa questão, sejam elas jurídicas ou políticas”, diz Clésio Andrade.

Conforme a Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2017, 84,2% das empresas de transporte não concordam com essa política e 87,5% não perceberam, após a vigência da nova regra, queda nos preços dos combustíveis.

A Petrobras argumenta que com a possibilidade de realizar ajustes nos preços a qualquer momento permite que as flutuações do câmbio e do preço do petróleo no mercado mundial sejam repassadas com maior rapidez. Conforme a empresa, isso garante “maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilita à companhia competir de maneira mais ágil e eficiente”.
 

Representantes da NTC participam de reunião na Petrobras sobre a atual política de reajustes de preço dos combustíveis

Na última sexta-feira (15), representantes da NTC&Logística estiveram na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, para tratar da política de aumento do preço dos combustíveis. Participaram da reunião  Vander Costa, vice-presidente da Fetcemg, e Eduardo Rebuzzi, presidente da Fetranscarga.

Na ocasião, Rebuzzi e Vander entregaram um ofício onde apresentaram os argumentos da entidade sobre os impactos que essa política vem trazendo para o setor de transporte rodoviário de cargas, e pleitearam prazos maiores para os reajustes e a possibilidade de um gatilho mínimo.

 
Campanha FIQUE ALERTA
 

O Setcemg orienta as transportadoras sobre impactos causados pelos reajustes do diesel e sugere cautela nas negociações de contratos neste período de retomada do crescimento. O Sindicato divulga diariamente no seu site www.setcemg.org.br a evolução do preço do diesel e o percentual acumulado para disparo do gatilho.

 

 
Com informações da NTC&Logística e Agência CNT de Notícias